Seguidores

02/03/12

Temas para festa,congresso infantil


Temas para festa,congresso infantil


Tema: Crianças em busca do tesouro .



 
Obs. Não copie nada deste blog antes de ler o que está aqui


Para o professor ou líder
Andréia M. Duarte

Foi me pedido por uma das seguidoras desse blog que eu desenvolvesse este tema para uma festividade infantil.
Já conheço algumas programações sobre esse tema, inclusive para EBF.
Vou tentar apresentar algumas coisas diferentes.
Antes de começar a preparara festa, ore a Deus e procure saber mais sobre o homem no jardim do éden , o que ele tinha lá e o que perdeu , foi pensando nessa situação que preparei esse tema.
Embora a idéia de pirata, seja muito atrativa para as crianças, pensei em uma criança a procura da salvação em uma cidade.
 Como se a alegria, a paz, o amor verdadeiro e principalmente a salvação tenha se perdido lá no Jardim do Éden, quando o homem pecou. Desde então todas as crianças e pessoas precisam encontrar esse tesouro .
Elas procuram esse tesouro em vários lugares: Na escola , quando acham que a sabedoria pode lhes dar alegria , paz amor, salvação... E então não encontram.
Elas procuram na loja de doce, onde elas acham que o sorvete, a Maria mole, à bala. pode dar a elas  satisfação, alegria...
Procuram no parquinho da praça, onde elas acham que o brinquedo, as gargalhadas e as brincadeiras podem dar a elas.
Até que encontram um livro e esse livro tem o mapa do tesouro. A Bíblia Sagrada.

Faça cartazes para por na igreja ao longo da mesma até o púlpito com as pistas. E lá no púlpito a arca do tesouro .

***Faixa, cartazes .***

Faça uma faixa para o púlpito, você pode mandar fazer em  lugares especializados ou fazer de TNT, ou pintá-la.
Desenhei este modelo de faixa como sugestão.










Faça cartazes e coloque na parede da igreja como se fosse pistas para encontrar o tesouro como modelo abaixo. Escolha versículos que falem de Jesus trazendo, vida, alegria, paz, tudo aquilo que podemos encontrar através de Jesus, mas não coloque as palavras Jesus, Senhor e nem Deus, pois esse é o tesouro e ele será descoberto no final.












 

Fiz o desenho das pistas como se fossem pedaços de pergaminho velho, você pode fazer até de cartolina, e com uma vela esfumaçar as beiradas, não precisa ser todos iguais com os mesmos buracos. Outra opção é fazer pegadas e escrever o versículo dentro.




Clique na imagem para vê-la maior


***Lembrancinhas***

Se você quiser fazer lembrancinhas, você pode optar por uma arca, ela pode ser feita papel, mas durinho ou EVA. Ela é fácil, pois é só imprimir. Quando quero imprimir em papel mais durinho, compro já o papel da gramatura que quero. Também uso o papel cartão e a cartolina, é só cortá-los do tamanho do papel ofício para caber na impressora.
Desenhei esse modelo colorido, mas, você pode copiá-lo e fazer no papel colorido
Estarei em breve colocando aqui foto de como montá-la.Dentro você pode por balas ,docinhos ou até um cartão dizendo que Jesus é o nosso tesouro.
Você encontra na internet, vários modelos de arca do tesouro de EVA, depois vou fazer um passo a passo aqui.Clique mo desenho para que abra maior e só depois salve.
Cartão para lembrancinha
Marcador de Bíblia 











***Convite.***


 Abaixo desenhei um modelinho de convite. Faça uma boa quantidade, imprima em papel mais durinho, pode ser até em cartolina, basta cortar a folha do tamanho do papel ofício e colocar na impressora.Clique mo desenho para que abra maior e só depois salve.



***Uniforme ***

Você pode fazer uma camiseta como este desenho que fiz , pode fazer a camiseta para os meninos  e meninas .Pode ser de gola pólo ou redonda .
Use com sainha e calça jeans.Ou calça e sainha marrom, amarela .
Pode fazer jardineirinha pra as meninas .Abaixo um exemplo para você .Caso você faça uma destas sugestões e queira mandar uma foto para colocarmos aqui , assim as pessoas poderão ver como ficou , me mande por e-mail .
Clique na imagem para vê-la maior.









 





Avental de TNT ou tecido











***Decoração.***


Você pode fazer siluetas de prédios com suporte para que fiquem um pouco afastados da parede, e então se pode fazer uma encenação das crianças procurando ali.
Pode-se fazer só o desenho e colá-los na parede também. É fácil fazer de papelão.
Faça então como se fosse um desenho da igreja, uma Bíblia grande e coloque nela a arca com o Tesouro.
Use balões nas cores amarelo , marrom e branco  como este ai em baixo 
Não consegui achar uma foto de arco com balões amarelo e marrom , mas encontrei esses dois com as cores amarela ,branca e preta , pode substituir o preto pelo marrom quefica muito bonito .
Estes arcos estão na página do blog Risos sem cena , clique aqui e confira 
 



 





  - Aqui você encontra mais idéias de decoração. Clique aqui.
- Aqui você encontra vídeos explicando como se faz arcos de balões. Clique aqui




***Musicas.***

Em breve, músicas sobre esse tema, se você tiver alguma sugestão de música sobre isso, ficarei feliz se me ajudar.

Sugestões musicais – Clique aqui


Obs. Estou dando algumas sugestões. Faça tudo de acordo com seu orçamento. Não deixe de fazer só porque você não tem como fazer todas as sugestões apresentadas aqui. Substitua materiais caros por mais baratos Use sua criatividade. Deus vai te ajudar


Palavra para as crianças

Obs. Não copie nada deste blog antes de ler o que está
aqui

Andréia M. Duarte

Vocês já ouviram falar de tesouro perdido não é? Quando falamos de tesouro perdido, o que vem logo na nossa mente? Piratas, mapas... Hoje quero falar de um tesouro muito especial que foi perdido, há muito tempo atrás, logo depois de Deus ter criado o mundo.
Deus ao criar o mundo fez um lindo jardim, nele tinham muitas coisas boas, havia árvores com frutas saborosas, água fresquinha e limpinha dos rios, passarinhos cantavam alegremente, e os animais eram todos mansinhos. Então Deus resolveu criar o homem. Nossa, foi lindo a criação do homem!
Quando Deus criou a natureza, Ele apenas ordenou e as coisas foram sendo criadas. Era tudo escuro e ele ordenou que a luz aparecesse e ela apareceu, assim foi com as árvores, mares, e os animais.
Mas o homem tinha que ser uma criação especial, então o próprio Deus pegou um pouco de barro e começou a modelar o homem. Fez o homem perfeito, braços, pernas, coração... Mas o homem era apenas um boneco, como os bonequinhos de massinha que fazemos. Então Deus soprou no nariz do homem e deu a ele o fôlego de vida, o homem agora podia andar, falar, não era mais um boneco de barro.
Bom, essa história você já conhece, não é verdade? Mas deixa eu te contar um segredo muito especial: Deus colocou dentro do homem um tesouro. Um tesouro ? Sim muito precioso, que deveria ficar guardado no seu coração e o homem não podia dá-lo a ninguém e ninguém podia tirar esse tesouro do coração do homem a não ser que o homem deixasse. Então Deus criou a mulher e deu a ela o mesmo tesouro que deu ao homem.
Esse homem era Adão e a mulher era a Eva. Deus colocou-os naquele jardim maravilhoso, e lá eles usariam o seu tesouro para sempre. Todos os dias, Deus ia visitar Adão e Eva logo à tardinha e conversava com eles.
Um dia, Deus os levou até uma enorme árvore que tinha uns frutos muito bonitos. Deus então disse a eles que não deveriam de maneira nenhuma comer daqueles frutos, pois se comessem perderiam o seu grandioso tesouro. Eles concordaram que jamais comeriam daquela fruta, pois o tesouro que eles tinham era muito valioso.
Mas um dia, Eva estava passeando no jardim quando teve uma surpresa. Uma linda serpente , enrolada em uma árvore começou a conversar com ela .A serpente sugeriu a Eva que comesse da fruta , mas Eva relutou  , disse que não comeria pois se comesse ela perderia seu tesouro .
A serpente tanto fez que Eva não resistisse e comeu da fruta e ainda deu a Adão. Que pena! Eles não perceberam que aquela serpente na verdade era satanás, que queria tanto roupar-lhes o tesouro que estava no coração deles. E foi isso que aconteceu.
Mas ainda não revelei qual era o tesouro?Era a vida eterna, Viver eternamente era o grande tesouro. Mas assim como em um grande tesouro há jóias de vários tipos, como anéis, braceletes, coroas... Neste tesouro que era a vida eterna, também tinha várias jóias e que Adão e Eva perderam. No tesouro havia a paz, alegria, felicidade, saúde...
Na verdade o tesouro que Deus havia colocado no coração de Adão e Eva era VIDA ETERNA e, eles viveriam para sempre, com muito amor, alegria, felicidade, paz em um lugar maravilhoso.
Assim que Adão e Eva comeram a fruta, perceberam que o seu tesouro tinha sido roubado, começaram a sentir coisas que eles nunca tinham sentido; tristeza culpa vergonha e medo e uma vontade enorme de fazer coisas que entristeciam a Deus, que é o pecado. Eles ficaram muito envergonhados e sabendo que Deus os visitaria no final da tarde, se esconderam. Deus então veio muito triste conversar com eles e perguntou-lhes porque comeram daquela fruta proibida.
 Adão botou a culpa em Eva e a Eva botou a culpa na serpente. Mas na verdade a culpa era de Adão e Eva, pois eles deveriam ter recusado comer a fruta, Deus os havia avisado que não deveriam comê-la.
Não podiam mais ficar naquele paraíso, pois o paraíso fazia parte do tesouro.
A partir daquele momento eles tiveram que trabalhar para comer e começaram a sentir dor, tristeza, e um vazio enorme no coração, era a falta do tesouro que Deus tinha dado a eles e eles haviam perdido.
Todos os homens que nasceram desde então sentem esse mesmo vazio no coração, eles sempre procuraram o tesouro. Deus um dia deu um mapa de como achar o tesouro para um homem chamado Moisés. Nele Deus colocou 10 pistas de como achar o tesouro. Se eles fizessem tudo o que estava ali, poderiam ter novamente em seus corações toda as coisas que perderam como a paz e a alegria.
Mas todos que tentaram seguir essas pistas desistiram, a vontade de pecar, era muito grande o que tornava impossível cumprir as pistas. O homem não conseguiu seguir as pistas e o tesouro parecia está eternamente perdido.
Um dia, Nasceu uma criancinha em um estábulo, lugar onde os animais comiam e dormia, essa criança era muito especial, quase ninguém sabia, a não ser sua mãe, pastores que estavam no campo e também reis magos que foram avisados em sonhos, mais esse bebê tinha o mapa do tesouro. Sim ele podia dizer como o homem conseguiria ter todas as coisas que perdeu e finalmente ser feliz.
O menino era Jesus, o filho de Deus que veio salvar a todos. Quando ele cresceu deu então duas pistas, sim não mais dez pistas. Ele disse que todas as pistas seriam cumpridas se o homem cumprisse as duas pistas que ele trouxe.
Sabe, quais são essas pistas? AMARÁS O SENHOR TEU DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E O SEU PRÓXIMO COMO VOCÊ SE AMA.
E assim descobriria o grande tesouro: a vida eterna.
Todos que aceitam a Jesus como salvador passam a ter esse tesouro dentro deles: E claro, tudo, a paz, alegria... Pode conversar novamente com Deus e, além disso, tem um lindo lugar para morar lá no Céu.
Muitos procuram esse tesouro em lugares errados, como festas, bebidas, drogas e em lugares ruins. Mas só na casa de Deus, podemos encontrá-lo. E então? Você quer ter esse tesouro em seu coração. Aceite a Jesus como seu salvador.
E tenha a vida eterna o grande tesouro de Deus.



História

Esta história pode ser contada com fantoches ou ser usada para uma apresentação teatral

              
O Tesouro de Lucas

 Lucas era um menino muito alegre, brincalhão. Gostava de subir em árvores, correr pra lá e pra cá.
Seu avô tinha, a muitos anos, um pequeno sítio muito bonito. Lucas ia lá sempre que não tinha aula. Era uma festa, brincava muito com as outras crianças que moravam no sitio.
Um dia Lucas e seus amigos, resolveram pescar em um pequeno riacho que passava dentro do sitio. Pegaram as varas de pescar e foram procurar minhocas para as iscas. Eles sabiam havia um lugar cheio de minhocas, onde a terra era úmida e lá estava cheio de minhocas. Lá foram eles com uma enxada na mão, pegar minhocas para pescar .
Realmente havia muitas minhocas. Bastou algumas enxadadas para encher a latinha que tinham levado.
Quando iam embora, Lucas resolveu dar mais uma enxadada em um lugar que imaginava ter muitas minhocas. Quando ele bateu com a enxada no chão, escutou um barulho diferente, era como se a enxada tivesse batido em uma coisa de ferro. Os meninos ficaram assustados. O que seria aquilo? Será que existia minhoca de lata?Eles largaram a enxada e começaram a cavar com as mãos.


Logo começou a aparecer no meio da terra úmida, uma caixa de ferro quem parecia ser muito velha. Lucas pensou logo em um tesouro escondido. Tiraram a caixa e viram que ela estava fechada e tinha um cadeado nela.
Como abririam aquela caixa?Lucas lembrou que seu avô tinha várias chaves em uma gaveta e foi logo correndo com a caixa na mão, mostrar para o seu Osvaldo.
Quando o avô de Lucas viu a caixa, ficou todo feliz, ele gritava: - Meu tesouro, vocês acharam meu tesouro!Lucas e seus amigos ficaram logo animados. Tinha-se um tesouro, claro que seu avô ia dividir com eles.
Sentaram todos na varanda e o avô de Lucas foi até a gaveta, pegou uma pequenina chave e abril a caixa. Todos olharam arregalados pra dentro daquela caixa .Que seria aquele tesouro ? Teria ali, jóias, pedras preciosas, coras reais?
Mas que decepção!Na caixa só havia papeis. Isso mesmo , tinha papeis dobrados , fotos...
Lucas ficou muito decepcionado, enquanto seu avô sorria sem parar. -Mas Vô, você guardou um monte de papel em uma caixa e diz e que é o seu tesouro? O Avô de Lucas começou a explicar que aqueles papeis e fotos eram na verdade seu maior tesouro era as suas lembranças.
Um dia quando ainda era bem jovem decidiu guardar em uma caixa fotos, cartas recebidas de amigos, e colocou tudo na caixa e tinha enterrado, mas com o tempo não sabia mais onde tinha enterrado seu grande tesouro. Ele disse que aquele tesouro o fazia rico não de dinheiro mas de alegria , pois as recordações mostrava que ele teve uma vida muito feliz .
Seu Osvaldo, então aproveitou para ensinar uma lição maravilhosa para o seu neto e para as outras crianças. Ele começou a falar de Jesus o nosso grande tesouro.
Ele contou que quando Deus criou o homem deu a esse homem e sua mulher tudo que eles poderiam desejar: Alegria, paz, amor. Mas Adão e Eva perderam esse grande tesouro quando comeram o fruto proibido que a serpente ofereceu.
Desde aquele dia, o homem nunca mais conseguiu ser feliz, pois a felicidade estava dentro do tesouro.
Um dia Deus enviou Jesus, seu filho, para esta terra. Jesus contou onde estava o tesouro. Estava no coração de cada um. Mas o pecado escondia o tesouro. Primeiro as pessoas precisavam aceitar a Jesus como salvador e então Jesus entraria no coração, limpando-o, descobrindo o grande tesouro. As pessoas passariam a ter paz, alegria e tudo o que tinham perdido.
Seu Osvaldo então perguntou para aqueles meninos se eles queriam aceitar a Jesus como salvador e descobrir esse grande tesouro que tinha em seus corações? Claro, todos quiseram, e levantaram as suas mãos e aceitaram a Jesus como Salvador. Jesus é o nosso grande amigo , ele sempre está pronto para nos receber como seu salvador .



***Decoração como base o pirata ***

Andréia M. Duarte

Se sua opção for decoração de pirata, use muito amarelo e branco ou prata e dourado principalmente nos balões. Você pode fazer de papelão ou isopor umas arcas  para colocar no canto do púlpito em no centro , pinte-as de marrom envelhecido e coloque papel laminado ou tecido dourado dentro , faça uma coroa de papel  dourado ou mesmo EVA e coloque na arca , pode  usar algumas peças de bijuteria barata , dessas que compramos em lojas que vendem coisas para criança. Seria interessante se fossem de tamanho grande para aparecer na arca. Faça plaquinhas como o nome de Salvação, alegria, paz, amor, e coloque na arca no meio do tesouro.

Encontrei estas imagem em um blog muito criativo, fizeram um mar, a proposta ali, (o tema foi trabalhado com piratas procurando o tesouro) Eles seguiram o planejamento da EBF da Betel. Confesso que não gostei muito de ver as crianças e tias vestidas de piratas .Por ser o pirata um símbolo do mal caráter , ladrão e mal .
Mas entendi a proposta, pois esse tema tem como base na história do pirata chorão. Fazer o mar onde os piratas navegaram para procurar o tesouro.(Parabéns por tanta criatividade e esforço)
As fotos são do blog : Dinamizando o departamento infantil para ver toda a criatividade deles clique aqui
 












Espero que tenham gostado e se quiser me ajudar a incrementar mais o tema , envie sugestões para meu e-mail :andreiaenelon@hotmail.com.




Nenhuma permissão é dada  para a reprodução de postagens assinadas por mim em sites, blogs, boletins on-line, Através de e- e-mails, internet ou qualquer outra linha uso.







Comentários

Não deixe de comentar , de colocar seu pedido de oração e de ler os comentários , pois neles estou colocando dicas e respodendo algumas dúvidas dos leitores do blog