Nosso lema :

Pr Nelson Duarte e Mss. Andréia M.Duarte.


Quem ganha uma criança para Cristo , salva uma vida inteira Pv.22;6

08/01/2011

06 DE JANEIRO- DIA DA GRATIDÃO

Projeto Missionários da Alegria

Janeiro

06 de Janeiro- DIA DA GRATIDÃO

Andréia. M. Duarte
  Não copie nada deste blog antes de ler o que está aqui


Este dia é um dia especial que pode ser aproveitado para ensinar as crianças sobre a gratidão. É claro que por serem um dos primeiros dias do ano, todos ainda estão envolvidos com as comemorações e felicitações de ano novo.
Esta pode ser a sua primeira programação de início de ano. Veja, comece sendo grato.

Programação.
Faça uma comemoração, um culto em ações de graças.
Neste culto que também pode ser uma tarde alegre, prepare tudo com muito carinho.


Faça uma decoração que incentive o agradecimento. Este agradecimento que vem da gratidão é um reconhecimento por algo feito por alguém. O salão pode ser decorado com cartazes de versículos bíblicos que falam sobre dar graças.
Você pode incentivar as crianças a trazerem uma oferta de gratidão. Faça pra isso um bonito envelope e peça para as crianças escreverem nele alguns motivos de gratidão.
Você pode fazer um bolo para distribuir no final e uma lembrancinha ou marcador de texto com um versículo que fale sobre dar graças a Deus.

Abaixo dois modelos de marcadores de Bíblia e um envelope para oferta de agradecimento.

Projeto Missionários da Alegria

Projeto Missionários da Alegria

Projeto Missionários da Alegria
Projeto Missionários da Alegria













Abaixo alguns versículos apropriados:

Como é bom render graças ao Senhor e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo; anunciar de manhã o teu amor leal e de noite a tua fidelidade,
Salmos 92:1-2
          
Porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e o coração insensato deles obscureceu-se. Romanos 1:21

Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.
1 Tessalonicenses 5:18

Bendiga o Senhor a minha alma! Não esqueça nenhuma de suas bênçãos!
Salmos 103:2

Este é o dia em que o Senhor agiu; alegremo-nos e exultemos neste dia.
Salmos 118:24

Tudo o que fizerem, seja em palavra seja em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.
Colossenses 3:17

Tu és o meu Deus; graças te darei! Ó meu Deus, eu te exaltarei! Deem graças ao Senhor, porque ele é bom; o seu amor dura para sempre.
Salmos 118:28-29

Deem graças ao Senhor, porque ele é bom. O seu amor dura para sempre!
Salmos 136:1

Não deixo de dar graças por vocês, mencionando-os em minhas orações.
Efésios 1:16

Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos.
Colossenses 3:15

Portanto, já que estamos recebendo um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, assim, adoremos a Deus de modo aceitável, com reverência e temor,
Hebreus 12:28

Deem graças ao Senhor porque ele é bom; o seu amor dura para sempre.
Salmos 107:1

Quem me oferece sua gratidão como sacrifício honra-me, e eu mostrarei a salvação de Deus ao que anda nos meus caminhos".
Salmos 50:23

dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
Efésios 5:20

Aclamem o Senhor
todos os habitantes da terra! Prestem culto ao Senhor com alegria;
entrem na sua presença com cânticos alegres. Reconheçam que o Senhor é o nosso Deus. Ele nos fez e somos dele: somos o seu povo,
e rebanho do seu pastoreio. Entrem por suas portas com ações de graças
e em seus átrios com louvor; deem-lhe graças e bendigam o seu nome. Pois o Senhor é bom e o seu amor leal é eterno; a sua fidelidade permanece por todas as gerações.
Salmos 100:1-5

Em tudo e em toda parte, excelentíssimo Félix, reconhecemos estes benefícios com profunda gratidão.
Atos dos Apóstolos 24:3

Por meio de Jesus, portanto, ofereçamos continuamente a Deus um sacrifício de louvor, que é fruto de lábios que confessam o seu nome.
Hebreus 13:15

Tu és o meu Deus; graças te darei! Ó meu Deus, eu te exaltarei! Deem graças ao Senhor, porque ele é bom; o seu amor dura para sempre.
Salmos 118:28-29

"Se alguém a fizer por gratidão, então, com sua oferta de gratidão, terá que oferecer bolos sem fermento e amassados com óleo, pães finos sem fermento e untados com óleo, e bolos da melhor farinha bem amassados e misturados com óleo.
Levítico 7:12

Com sua oferta de comunhão por gratidão, apresentará uma oferta que inclua bolos com fermento.
Levítico 7:13

A carne da sua oferta de comunhão por gratidão será comida no dia em que for oferecida; nada poderá sobrar até o amanhecer.
Levítico 7:15
"Quando vocês oferecerem um sacrifício de gratidão ao Senhor, ofereçam-no de maneira que seja aceito em favor de vocês.
Levítico 22:29

Foi naquele dia que, pela primeira vez, Davi encarregou Asafe e seus parentes de louvarem o Senhor com salmos de gratidão:
1 Crônicas 16:7

Disse então Ezequias: "Agora que vocês se dedicaram ao Senhor, tragam sacrifícios e ofertas de gratidão ao templo do Senhor". Assim, a comunidade levou sacrifícios e ofertas de gratidão, e alguns, espontaneamente, levaram também holocaustos.
2 Crônicas 29:31

Cantando hinos de gratidão e falando de todas as tuas maravilhas.
Salmos 26:7

Ofereça a Deus em sacrifício a sua gratidão, cumpra os seus votos para com o Altíssimo,
Salmos 50:14                      

Quem me oferece sua gratidão como sacrifício honra-me, e eu mostrarei a salvação de Deus ao que anda nos meus caminhos".
Salmos 50:23

Cumprirei os votos que te fiz, ó Deus; a ti apresentarei minhas ofertas de gratidão.
Salmos 56:12                      

Oferecerei a ti um sacrifício de gratidão e invocarei o nome do Senhor.
Salmos 116:17

Queimem pão fermentado como oferta de gratidão
e proclamem em toda parte suas ofertas voluntárias;
anunciem-nas, israelitas, pois é isso que vocês gostam de fazer",
declara o Senhor, o Soberano.
Amós 4:5

Mas eu, com um cântico de gratidão, oferecerei sacrifício a ti.
O que eu prometi cumprirei totalmente.
A salvação vem do Senhor".
Jonas 2:9                

Em tudo e em toda parte, excelentíssimo Félix, reconhecemos estes benefícios com profunda gratidão.
Atos dos Apóstolos 24:3            

O serviço ministerial que vocês estão realizando não está apenas suprindo as necessidades do povo de Deus, mas também transbordando em muitas expressões de gratidão a Deus.
2 Coríntios 9:12                      

Enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão.
Colossenses 2:7

Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração.
Colossenses 3:16
                                                 
Para o professor ou líder.
A gratidão deve ser algo que vem do coração do homem.

Segundo o dicionário gratidão é o ato de reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor.
A Bíblia fala muito sobre gratidão é dá exemplo de pessoas que foram gratos a Deus.
Esta data é uma data humana, não encontramos na Bíblia uma ordenança para comemorá-la. Porém esta data nos traz uma reflexão; Será que somos pessoas gratas?
Temos a disposição de reconhecer o que Deus fez por nós e agradece-lo, mesmo que aquilo que foi feito não nos agrade, porém sabendo que como diz a Palavra, todas as coisas contribuem juntamente para o bem de quem ama a Deus?

Somos capazes de reconhecer o que o nosso semelhante nos faz de bom ou achamos que o que fazem não é mais do que a obrigação?
 Estamos sempre com a palavra, ”obrigado”, nos lábios?
Na liderança, todo o cuidado é pouco, seja para um líder geral, local, professor. Deus certamente envia muitas pessoas para nos ajudar , e sempre precisamos demonstrar gratidão .Um agradecimento , menção do nome , um abraço e até mesmo um telefonema vale muito .Cuidado para não esquecer de ninguém .
Muitos líderes de crianças acabam ficando sozinhos por falta de demonstrar gratidão pelas pessoas que Deus coloca para ajuda-los. É fácil descobrirmos se estamos sendo gratos.

Como somos levados a reconhecer somente quem nos ajuda financeiramente, às vezes até os destacamos dos demais!
Isso é muito ruim e precisamos rever este modo de pensar que não tem nada haver com o pensamento cristão sobre agradecer. Paulo foi alguém muito grato e é comum vermos Paulo agradecendo a quem o ajudou no seu ministério. Não fazemos nada sozinhos , graças a Deus .
Para Deus o que vale é um coração sincero, então peça a Ele para te dar a visão que realmente te faça enxergar as pessoas que Ele colocou para te ajudar e seja grato.
Não sou muito de ficar citando nome em público porque isso pode ser uma faca de dois gumes. Mas gosto de agradecer pessoalmente as pessoas que me ajudaram , e mais , oro por elas , pois sei que não tenho como pagar , mas as bênçãos de Deus são sem medidas .
Uma prova da nossa falta de reconhecimento está, por exemplo, no fato de que se alguém que nos ajudou muito chegar atrasado. Logo pode  sair da nossa boca a seguinte frase: Fulano é muito bom , faz isso e  aquilo mas não podia ter chegado atrasado hoje isso é falta de comprometimento , etc. .
O certo seria: Fulano chegou atrasado hoje, mas, ele sempre está aqui nos ajudando.
Vamos nos policiar tornar-nos mais gratos a Deus e ao nosso próximo, só assim passaremos verdadeiramente este ensino as nossas crianças.
E quando a falta de gratidão vem relacionada a Deus. Podemos ser ingratos com Deus? Sim, a murmuração é uma prova disso. Deus sempre nos ajuda e ampara só o fato da sua misericórdia se renovar a cada manhã já é o motivo mais que suficiente para já levantarmos agradecendo, pois sem ela seríamos consumidos.
Que tal neste dia fazer uma lista de pessoas que te ajudaram nos últimos meses e ligar para elas agradecendo?
Podemos cantar como o hino da harpa cristã: Mais gratos a ti, mais gratos a ti. Mais consagrados ó faz-me Senhor.
Precisamos ensinar as nossas crianças a serem gratos aos amigos, aos pais e a Deus. Abaixo coloquei uma mensagem e uma história para as crianças , caso você não os use no dia da gratidão , pode ser usado em um culto ou estudo bíblico . Que Deus continue te usando na sua obra.

Para as crianças
Oi amigo hoje vamos falar de um sentimento muito importante. O sentimento da gratidão.
Você sabe o que é gratidão?(Deixe que respondam) Gratidão é agradecimento. Quando você reconhece que alguém fez alguma coisa boa para você.
Parece fácil ser grato, mas não é fácil.
Muitos de vocês devem ter pensado que ser grato é só dizer muito obrigado, e pronto.
As palavras, muito obrigado, é apenas uma expressão de um sentimento.
A gratidão deve vir do coração. As vezes não temos nem a oportunidade de  dizer obrigado para quem nos fez uma coisa boa , mas nossa atitude vai  mostrar para essa pessoa que fomos gratos.
Uma forma de gratidão é a oração. Quando oramos a Deus pedindo que abençoe alguém que nos ajudou estamos pedindo que Deus dê um presente para aquela pessoa.
Não podemos ficar sempre esperando que as pessoas sejam gratas a nós por tudo de bom que fizemos isso nem sempre vai acontecer. Talvez você vai ajudar um amiguinho no dever de casa ou em outra coisa e ele nem vai se lembrar de dizer muito obrigado .
É por isso que a Bíblia diz que tudo que fizermos para alguém deve ser feito como se fosse para Deus. Deus sempre vai reconhecer e nos recompensar por  termos feito algo de bom .
Outra coisa que a Bíblia fala é que devemos fazer as coisas sem buscar agradecimento, mas por amor, por vontade de fazer o bem à outra pessoa. Diz que até a nossa mão esquerda não deve saber se com a mão direita nós fizemos algo de bom . Isso quer dizer que eu não devo fazer nada só para que alguém agradeça, nem devo sair contando pra todos os bem que eu fiz só para ficar ouvido como eu sou bonzinho.
Muitas crianças não são gratas por nada. Mesmo se os pais lhe derem um presente caríssimo, mesmo assim elas reclamam. Outras crianças reclamam da comida, da roupa. Vamos lembrar que muitas crianças não tem o que temos .E que nossos pais nos dão o melhor que podem dar e isso é motivo para agradece-los .
Então fique esperto, lembre-se de agradecer as pessoas que te ajudam e principalmente a seus pais e a Deus.



História
O Resmungão.
Andréia M . Duarte

Você sabe o que é um resmungão? É uma pessoa que só vive resmungando, reclama de tudo.
Um chato não é?
Bom, na minha rua morava um menino assim. Como era resmungão o Jonas!
Reclamava de tudo, da hora que levantava até a hora de deitar.
Sua mãe às vezes perdia a paciência e chamava-o de Jomungão, o Jonas resmungão.
Se tivesse com sol, reclamava do sol, se tinha chuva, era da chuva que reclamava.
Até das bolinhas de gude o Jomungão reclamava.
Alguém pensou que era porque Jomungão não recebia presentes. Que nada , a casa dele era cheia de presentes ,mas ele não gostava de nenhum .
Outros achavam que era porque ele não comia coisas gostosas, mas Jomungão comia muita coisa boa, já que não gostava de nada e sua mãe ficava sempre inventando uma coisa gostosa pra ver se ele comia.
Pobre Jomungão, até os amigos se afastaram dele, pois quem gosta de brincar com uma criança que reclama de todas as brincadeiras?
Um dia, aconteceu algo que mudou a vida de Jomungão. Ele  foi convidado para ir a igreja ,e ele foi apesar de reclamar muito , pois ficou sabendo que iam distribuir cachorro quente no final para as crianças comerem .Mas reclamou :-Espero que esse cachorro quente tenha duas salsichas pois se não eu não vou gostar .
Jomungão chegou e reclamou do lugar, da cadeira, do calor...
Mas então começou a história e era a história do profeta Jonas. Jomungão começou a se interessar pois  o personagem da história tinha o mesmo nome que ele ,Jonas .
A professora começou a contar que Jonas recebeu uma ordem para ir pregar a Palavra de Deus em uma cidade chamada Nínive, onde as pessoas eram muito más, e não conheciam a Deus. Jomungão começou logo a reclamar baixinho :-Eu não ia  pregar em uma cidade assim, esse povo ruim tinha mesmo era que morrer .
A professora continuou dizendo que Jonas não quis ir, e pegou um navio que ia para outra cidade. Bem no meio da viajem o mar ficou agitado e  todos no barco entenderam que tinha alguém ali que estava errado e que precisavam jogá-lo ao mar para que o mar se acalmasse .
Jonas confessou que era ele e foi jogado no mar. Ai aconteceu algo extraordinário, veio um peixe enorme e engoliu Jonas.
Nesse momento Jomungão pensou. Nossa que história mais chata , um peixe engoliu Jonas , já acabou a história .
Mas a professora continuou dizendo que Jonas passou três dias na barriga do peixe. Será que Jomungão ia  ficar na barriga do peixe três dias sem reclamar ?Claro que não. Jonas porém sabia que estava em apuros e que só Deus podia tirá-lo de lá .Então ele orou e Deus fez com que o peixe vomitasse Jonas na praia .
Resmungão achou um nojo o peixe vomitando Jonas. Mas a história ainda não tinha  terminado . Jonas obedeceu a Deus e pregou para o povo daquela cidade que se converteram.
Acha que Jonas ficou satisfeito? Claro que não, Jonas também era um resmungão, ele devia ter agradecido a Deus por ter salvado a cidade. Jonas ao contrário sentou-se  em um lugar na estrada fora da cidade  e começou a resmungar .
Reclamando que até tinha sido engolido por um peixe e Deus não destruiu aquele povo. Como pode , só porque o povo se arrependeu .
Enquanto Jonas estava ali, Deus fez crescer uma planta que deu sombra na cabeça de Jonas para que o sol não o queimasse. Ai quando Deus viu Jonas  resmungando , resolveu lhe dar uma lição. Fez com que a planta morresse e logo a cabeça de Jonas começou a esquentar.
Jonas resmungou, resmungou, porque Deus havia deixado à planta morrer?
Foi então que Deus falou com Jonas, se ele estava dando tanto valor a uma plantinha daquelas, porque Deus não daria valor a uma cidade inteira que tinha se arrependido dos seus pecados.
Jonas ficou muito envergonhado e com certeza parou de reclamar.
Nesta altura, Jomungão já estava envergonhado também, viu que ele não dava valor as pessoas que o ajudavam. Realmente Deus estava falando com Jomungão que a partir daquele momento passou a ser  grato  por tudo .
E nome dele, foi mudado? Claro que sim. Jomungão agora fazia questão de ser chamado de Jonas , pois sabia que  era o nome de um homem que foi transformado por Deus .
Amiguinho será que você não está sendo um Jomungão? Pense, é hora de darmos valor as coisas e as pessoas que Deus colocou em nossa vida.
Vamos parar de reclamar de tudo e vamos agradecer. Mudar de atitude é só para crianças corajosas que querem ser abençoadas por Deus .Assim como você é .
Vamos fazer um trato? Quando você for reclamar de alguma coisa, lembre-se do Jomungão e agradeça a Deus pelo que você tem.
Fique esperto e tenha uma vida abençoada.

(Obs. Esta história pode ser transformada em uma apresentação, contada com fantoches ou Data show, se você quer as figuras ou o slide ou os fantoches dela, clique aqui e saiba como adquirir )

Nenhuma permissão é dada para a reprodução de postagens assinadas por mim  em sites, blogs, boletins on-line, através de e-mails, internet ou qualquer outra (em linha) uso.

Porém ficarei muito feliz da utilização das mesmas em sua igreja e departamento



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi faça um comentário ou uma pergunta e depois volte para obter a resposta .Você também pode dar uma sugestão para complementar a postagem .

Comentários

Não deixe de comentar , de colocar seu pedido de oração e de ler os comentários , pois neles estou colocando dicas e respodendo algumas dúvidas dos leitores do blog