Nosso lema :

Pr Nelson Duarte e Mss. Andréia M.Duarte.


Quem ganha uma criança para Cristo , salva uma vida inteira Pv.22;6

11/12/2014

15 de Janeiro – DIA MUNDIAL DO COMPOSITOR

Janeiro
Projeto Missionários da alegria

15 de Janeiro – DIA MUNDIAL DO COMPOSITOR

No dia 15 de janeiro existem várias datas comemorativas como o dia do adulto, do tribunal de contas.
Porém uma data que acho interessante para se fizer alguma coisa para as crianças é o dia do compositor.
Não copie nada deste blog antes de ler o que está aqui
           
               Veja Porque e como foi criado:


 Não encontrei nenhuma referência obre como o dia do compositor foi criado.

Programação.
Nesta data pode ser criado um concurso de compositor mirim. Você pode até envolver os pais nesta programação dando a eles a oportunidade de ajudar seus filhos a compor uma música de louvor a Deus. As menores pode criar  corinhos , versinhos cantados ...
Pode fazer um concurso de letras e outro de ritmos.  Ex. Colocar música em um verso ou colocar letra em uma música.
Providencie prêmios para os vencedores.

Decoração;
Decore com notas musicais, pauta musical. Na decoração da festa “Meu cântico ao meu Deus” desse blog tem exemplo de decoração que pode ser usado aqui .

CARTAZ DE DIVULGAÇÃO
Abaixo coloquei uma ideia de cartaz de divulgação para o concurso de compositores mirins. Deixei sem muito texto para que você coloque as regras , data e local .

Projeto Missionários da alegria





Para o professor ou líder.

Este dia pode ser um dia muito benéfico no ensino para as crianças. Lembre-se os missionários da Alegria nunca perdem tempo , tudo é motivo para ensinar a Palavra aos pequeninos .
Sabemos que Deus deu aos homens a capacidade de criar, tocar instrumentos e tantas coisas. A música está no nosso coração desde criança. Você já observou como as crianças gostam de inventar musiquinhas?
Claro que Deus deu a alguns um talento especial para compor músicas. Neste tema vamos abordar sobre um grande compositor que foi Davi, o homem segundo o coração de Deus .Muitos tem atribuído o livro de salmos como de autoria de Davi .Lá vemos muitas composições linda de louvor e também de lamento .
Sabemos que Davi não escreveu todas as composições do livro de salmos, mas é o compositor da metade deles. Outros compositores também tem composições neste livro.
É importante ensinar as crianças a observar as letras das músicas, assim elas poderão por si distinguir uma música diabólica com mensagens que não agradam a Deus e que podem influenciá-las para o mal de um louvor.
Sempre falo que primeiro deixe o que você está lendo tocar você; Você sabe como analisar a letra de uma música?
Quantos líderes de crianças estão ensinando músicas que são contrárias a Palavra de seu as crianças? Talvez você possa estar pensando que o ritmo ou a letra é engraçado a criança vão gostar e pronto. Mas não se engane  a mensagem da música vai estar gravada na mente dela  e no tempo oportuno satanás vai faze-la usar os princípios que estão em sua mente .
Veja as cantigas de criança que aprendemos desde pequenos, falam de violência, maltrato aos animais e medo. Ex: Boi da cara feia, pega esta criança que tem medo de careta. Atirei o pau no gato . O cravo brigou com a rosa. O amor que tu me tinhas era pouco e se acabou. Dorme neném que a cuca vai pegar...
Nossas crianças não nascem com medo, elas vão desenvolvendo esse medo a partir do momento que clara ou subliminarmente essas mensagens são passadas a elas.
Comece a analisar as letras das musicas que são lançadas pelos cantores infantis evangélicos. Veja o que realmente fala ao coração dos seus pequeninos .Queira dar a eles algo de qualidade espiritual .
Tenho visto crianças até dançado danças oferecidas a deuses egípcios. No mundo espiritual , tudo tem um significado , ore e peça ao Senhor para abrir seus olhos espirituais .
Só conscientizando-se dessa verdade é que você vai conseguir passar para a criança este tema espiritual.
Outra coisa que é importante ensinar as crianças é sobre a inspiração de Deus para compor. Davi foi um homem agraciado por essa inspiração, conseguiu tocar o coração de Deus e até hoje toca nossos corações com os louvores escritos por ele.
É importante mostrar que existem composições também para outras ocasiões ou propósitos como homenagem a uma pessoa, declaração de amor, ou apenas para se divertir.
Mostre a elas que existem músicas que embora estejam em um CDs evangélico foram feitas para cantar em um aniversário, por exemplo, mas que existem composições lindas nesses CDs que devem ser usadas para louvar a Deus na hora do culto. Você pode até por um trechinho dessas músicas para eles ouvirem .
Não sou uma compositora, mas atire a primeira pedra o líder infantil que nunca compôs um corinho para complementar uma historia.
É bom que isso aconteça.
Este tema deve ser trado de acordo com a idade das crianças, acho importante que as crianças de nove anos para cima sejam separadas das outras para que você possa analisar com elas músicas que estão estourando por ai, mas que falam de violência e da degradação feminina, tudo na linguagem da criança.
Espero ter te ajudado a entender como essa data pode ser útil para o ministério infantil.
 E por mais que você mostre sobre como satanás trabalha nas composições mundanas para fazer com que a criança declare algo contrário a Palavra de Deus, deve-se ter em mente que o principal motivo desse tema é mostrar como Deus inspira as pessoas a escrever louvores que louvam o nome dele.
Que Deus abençoe grandemente a sua vida!

Para as crianças
Oi amiguinho!
Hoje é um dia muito especial, o dia do compositor. Você sabe o que é um compositor? É uma pessoa que escreve músicas. Todas as músicas que conhecemos são feitas por um compositor. Tem música que têm vários compositores, cada um faz um pedacinho da música.
Alguma vez você já inventou uma música? Se isso aconteceu, então você compôs uma música.
Deus sempre gostou de música. Ele deu a algumas pessoas o talento para  compor as músicas . Deus inventou os instrumentos como a flauta, o pandeiro, para dar ritmo às músicas.
Uma música pode fazer as pessoas se emocionarem, fincando triste ou feliz.
 Na Bíblia encontramos várias pessoas que foram compositoras, uma delas foi à irmã de Moisés que fez uma linda música e cantou quando o povo conseguiu atravessar o mar vermelho, mas tem um compositor muito especial na Bíblia, o rei Davi. Ele gostava muito de louvar a Deus através da música , tanto que existe muitas músicas dele na Bíblia .
O livro de salmos é na verdade um livro de música e muitas pessoas pensam que Davi escreveu todos os salmos. Isso não é verdade, mas a grande maioria dos salmos foi escrita por ele.
O compositor precisa pensar na letra da música, que são as palavras cantadas por nós. Cada música tem uma história  e cada uma tem uma mensagem para ser passada . Vamos cantar um pedacinho de uma música que cantamos na igreja?(Cante um pedacinho de uma música e fale sobre a mensagem nela contida)
As músicas de louvor são aquelas que têm palavras bonitas para o nosso Deus.
Temos que ter muito cuidado com o que cantamos, pois muitos compositores não tem Jesus no coração e suas músicas falam de coisas que entristecem a Deus e também pode nos fazer mal. Tem músicas que incentivam as pessoas a bater uma nas outras e por ai vai.
Os compositores que tem Jesus no coração sempre terão palavras boas para escrever em suas músicas. Você pode me dar um exemplo de uma música de um compositor que fala coisas boas?
Talvez você tenha esse talento para compor, inventar uma música. Nas brincadeiras sempre tem um amigo que gosta de inventar uma música , quem sabe se ele não tem o dom pra compor .
Tem compositor que faz música sem palavras, só com o toque do instrumento musical.
Você conhece algum compositor? Talvez nunca prestasse atenção em quem fez a música que você acha tão bonita. Sempre na capa dos cds tem o nome da música e depois quem a fez , esse é o compositor .Vamos descobrir o nome dos compositores ?
Nesse momento que tal se orou agradecendo a Deus pelos compositores de tantas musicas legas para a garotada?
Podemos orar para que Jesus salve mais compositor e que aqueles que fazem músicas violentas possam aceitar a Jesus e escrever músicas para louvá-lo
Eu creio nisso. Fique esperto você tem Jesus no coração.



História
Davi o compositor especial.
Andréia M. Duarte

Você já ouviu a história de Davi?
Quando falamos nela, sempre nos lembramos do gigante Golias que Davi matou e de quanto Davi era corajoso.
Realmente, Davi foi um grande guerreiro e um grande rei. Davi também tinha um talento muito especial. Ele fazia música
 Davi gostava muito de cantar e fazias suas músicas, ele também tocava instrumento, o instrumento que Davi tocava era a harpa.
Claro que naquela época tinha muitas pessoas que tocavam instrumentos musicais e cantavam, mas Davi era diferente. Ele tinha unção.
Você sabe o que é unção? E algo dado por Deus que toca o coração das pessoas, as fazendo desejarem louvar a Deus também.
Quando Davi era mais novo quem governava o povo era o rei Saul. Só que esse rei começou a fazer muitas coisas erradas e um espírito do mal começou a perturbá-lo. Quando as pessoas viam que Saul estava assim, corriam e chamavam Davi para tocar a harpa, assim que Davi começava a tocar, Saul se acalmava e o espírito maligno saia dele. Já pensou quanta unção Davi tinha ?
O tempo passou e Davi tornou-se rei no lugar de Saul. Ele foi um bom rei e nunca deixou de cantar e fazer canções maravilhosas sabe como eu sei dessas canções? Elas estão escritas em um livro da Bíblia, o livro de Salmos. Cada salmo é uma canção.
Claro que Davi não escreveu todos os salmos, outras pessoas também escreveram salmos, mas a maioria foi Davi quem escreveu.
Davi era um compositor. Ele escreveu canções que falam de vitórias, de tristeza, mas também de alegria e até hoje nos gostamos de ouvir as palavras das canções de Davi.
As mais bonitas são as de louvor a Deus, Davi era um compositor de palavras boas.
Existem muitos compositores por ai, mas alguns que não servem a Deus escrevem coisas que até podem nos prejudicar.
Você sabe que existe um inimigo de Deus que é satanás, esse inimigo faz tudo para nos afastar de Deus, como sabe que todas as crianças gostam muito de música, essas inimigas incentiva pessoas que não servem a Deus, a fazerem músicas que ensinam coisas que podem prejudicar-nos. São musicas que incentivam a violência , a ficar namorando com todo mundo e  até a usar droga .Músicas que falam palavrões , que  falam mal das meninas e tantas outras coisas muito ruins .
Nós precisamos prestar muita atenção no que vamos cantar. Às vezes a música é legal, mas as palavras que estão na música são muito ruins. Uma criança que não  presta atenção nas palavras das músicas vai acabar cantando músicas diabólicas , e ai isso vai entrar na cabeça dela e ela vai acabar acreditando nessas palavras ruins .
Mas você é esperto, então fique de olho, mesmo se a música for legal, mas as palavras da música forem ruins, então ela não presta para cantarmos, mesmo se for engraçadaDeus fica muito triste quando cantamos essas músicas .
Existem muitos compositores legais que fazem musicas que falam de coisas boas e de louvor a Deus. Davi preferia cantar essas canções de louvor ao Senhor.
Um dia Deus disse que Davi tinha o coração igual ao dele. Que coisa linda!
Você também pode ser um compositor ou uma compositora, que tal escrever um louvor para Deus?
Hoje podemos orar, já que é o dia do compositor, e pedir a Deus para abençoar mais e mais todos os compositores que escrevem músicas de louvor a Ele.

                                        
(Obs. Esta história pode ser transformada em uma apresentação, contada com fantoches ou Datashow, se você quer as figuras ou o slide ou os fantoches dela, clique aqui e saiba como adquirir).



Se você quer figuras das histórias contadas aqui, ou slides das mesmas.
É só mandar um e-mail pra



Por favor Comente o que você achou da matéria , dê sugestões ou até críticas , queremos sempre melhorar o blog , além disso  seu comentário pode ajudar outras pessoas ,


Nenhuma permissão é dada para a reprodução de postagens assinadas por mim  em sites, blogs, boletins on-line, através de e-mails, internet ou qualquer outra (em linha) uso.

Porém ficarei muito feliz da utilização das mesmas em sua igreja e departamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi faça um comentário ou uma pergunta e depois volte para obter a resposta .Você também pode dar uma sugestão para complementar a postagem .

Comentários

Não deixe de comentar , de colocar seu pedido de oração e de ler os comentários , pois neles estou colocando dicas e respodendo algumas dúvidas dos leitores do blog