08/01/10

COREOGRAFIA INFANTIL




Coreografia infantil
Andréia M. Duarte

Como montar um grupo de coreografia infantil
Montar um grupo de coreografia infantil requer muita dedicação e cuidado
E muito bonito ver as criancinhas dançando para louvar a Deus. Mas na Igreja ,tudo o que fazemos precisa ser como o objetivo de louvar ao Senhor e de evangelizar.
Então, cuidado.
Não faça um grupo de coreografia na igreja se seu objetivo, não for os citados a cima
Para as crianças o grupo de coreografia é importante, pois fará com que elas fiquem mais unidas e tenha responsabilidades com a igreja.
Outra coisa importante é levar em conta se sua igreja aceita ou não esse tipo de trabalho. Em muitas igrejas a dança é muito natural, em outras, porém não é aceitável. Aquelas eu só aceitam os movimentos com os braços... Então leve isso em conta.
Alguns passos para se formar um grupo de coreografia

1º Ore ao Senhor
A primeira pessoa que você deve comunicar é a Deus. Ore, explique pra Ele seu objetivo. Peça a Ele orientação, direção. Que te ajude na escolha dos componentes...
2º Comunique com o seu Pastor
Não faça nada sem a bênção do seu Pastor. Fale com ele antes de começar, de escolher as crianças.
Explique a ele seus objetivos. Mostre que você está encarando com seriedade esta tarefa. Peça a ele orientação e  sugestões.
Se seu Pastor disser que não é possível montar o grupo, não insista, pois não será com a bênção dele. Vá pra casa e ore ao Senhor quando se sentir segura converse com ele de novo.
Casos a resposta for negativa deixe um pouco de lado este projeto e invista em outro. Não fique com a vida parada por causa disso, há muita coisa para fazer com as crianças, se for à vontade de Deus,no tempo de Deus, Ele irá tocar no coração do seu Pastor que te abençoará.
3º Escolha a roupa
Escolha logo o uniforme que você quer colocar nas crianças, pois na hora da conversa com os pais você poderá já mostrar o uniforme, preço etc.
A escolha do uniforme deve levar em conta a condição financeira da igreja ou dos pais.
Cuidado com as roupas transparentes que podem deixar as crianças sensuais. Vi roupas de coreografia infantis tão transparentes que apareciam as florzinhas das roupas íntimas das crianças. Cuidado não podemos  deixar nossas crianças ser alvo de uma violência sexual, infelizmente este é o mundo em que estamos vivendo
Você pode escolher roupas como saias e blusas ou calças que ao trocar uma peça por outra cor dá uma cara nova a a roupa.

Veja aqui algumas sugestões de roupas de coreografias infantis –CLIQUE  AQUI

4º veja os dias disponíveis de ensaio
Você irá trabalhar com crianças e por isso precisa prestar muita atenção quanto ao dia escolhido para ensaiar. Veja na agenda da igreja. Você pode ensaiar depois da Escola Dominical, durante o ensaio do grupo de senhoras. Converse com seu Pastor sobre isso e  após com os pais

3º Escolha as crianças
Você pode escolher as crianças ou fazer um teste em sua igreja. Preste muita atenção se a criança leva jeito para coreografar. Não é porque é parente, sua ou filha de alguém ou bonitinha que ela terá jeito para a coreografia, mas não seja radical, são apenas crianças.
Você pode fazer uma experiência sem que elas saibam. Coloque uma música e comece coreografá-la  e peça que as crianças para te imitar .Assim você já estará observando quem leva jeito .
Faça uma lista das crianças que você escolheu, mas não fale nada a elas antes de conversar com os seus pais
Não escolha um número grande de crianças. Quanto maior o número ,mais problemas e despesas etc.
4º Peça autorização dos pais
É importantíssimo conversar com os pais. Converse com eles sobre a possibilidade da criança participar, a disponibilidade quanto aos dias e horários de ensaios. Mostre o modelo do uniforme e diga o valor.
 Escreva todos os pontos que você achar necessário para esta conversa que deve ser longe da criança, para que no caso do pai não autorizar, a criança não ficar triste. Só depois desta autorização você deve comunicar a criança
                                                                                            
5º Escolha os louvores e a coreografia
Os louvores para serem coreografados devem ser escolhidos, levando em conta a idade das crianças. Antes observe a mensagem passada no louvor.
A letra do louvor edifica quem ouvir.Existem músicas de criança e adulto que só devem ser cantada em festinhas de aniversário  ou em outras ocasiões .Se você quer ter sucesso com seu grupo de louvor  escolha musicas infantis ou de adulto que elas gostem mas que tenha mensagem .
A coreografia deve ser escolhida com cuidado. Existem danças que são para outros lugares e não para dentro da igreja. Não faça coreografia que possa machucar as crianças ou até causar sertã estranheza ao ser assistida. A coreografia na verdade deve interpretar a música cantada ou tocada. Deve dar expressão e na  Igreja deve levar as pessoas a adoração.
Explique a letra da musica para as crianças, ensine-as a sentir o que estão coreografando. Mostre a elas que cada gesto deve ser uma expressão de louvor a Deus .

7º Comece os ensaios
Tudo deve começar pequeno e ir crescendo, então não exija demais. Vá pegando a confiança da criança. Mostre a ela como é agradável.
Não faça ensaios exaustivos. Preste atenção e verá até que ponto as crianças podem ir ensaiando.
Ensaie primeiro, coreografias fáceis, depois como tempo você pode elaborar coreografias mais completas.
Leve em consideração a idade da criança. Muitos grupos são formados com crianças de três, nove e onze anos. Uma criança de onze anos consegue agüentar o ensaio mais tempo do que uma de três anos.
Tenha paciência.


Veja também as seguintes postagens:

MODELO DE ROUPAS DE COROGRAFIA - Clique aqui
MÚSICA PARA O DEPARTAMENTO INFANTIL  -Clique  aqui

Nenhuma permissão é dada para a reprodução de postagens assinadas por mim  em sites, blogs, boletins on-line, através de e-mails, internet ou qualquer outra (em linha) uso.
Porém ficarei muito feliz da utilização das mesmas em sua igreja e departamento


Comentários

Não deixe de comentar , de colocar seu pedido de oração e de ler os comentários , pois neles estou colocando dicas e respodendo algumas dúvidas dos leitores do blog