Nosso lema :

Pr Nelson Duarte e Mss. Andréia M.Duarte.


Quem ganha uma criança para Cristo , salva uma vida inteira Pv.22;6

01/01/2011

Estudo as crianças : Dia internacional das mulheres


O DIA INTERNACIONAL DA MULHER
 Conhecimento para o líder ou professor

 (Primeiro estou dando a história de como foi criada esta data , mais 

embaixo está o estudo e de que forma você pode  apresentá-lo a criança)


Como foi criado
Extraído site :Wikipédia

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em a 8 de Março tem origem nas manifestações femininas por melhores condições de trabalho e direito de voto, no início do século XX, na Europa e nos Estados Unidos. A data foi adotada pelas Nações Unidas, em 1975, para lembrar tanto as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres como as discriminações e as violências a que muitas mulheres ainda estão sujeitas em todo o mundo.
Manifestação no Dia Internacional da Mulher, em Barcelona, 2009.
Desde então, a data também tem sido utilizada para fins meramente comerciais, perdendo-se parcialmente o significado original.

Origem

A idéia da existência de um dia internacional da mulher foi proposta na virada do século XX, no contexto da Segunda Revolução Industrial, quando ocorre a incorporação da mão-de-obra feminina em massa, na indústria. As condições de trabalho, frequentemente insalubres e perigosas, eram motivo de frequentes protestos por parte dos trabalhadores. As operárias em fábricas de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos contra as más condições de trabalho e os baixos salários, em 8 de Março de 1857, em Nova Iorque.
Muitos outros protestos ocorreram nos anos seguintes, destacando-se o de 1908, quando 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque, exigindo a redução de horário, melhores salários e direito ao voto.
O primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 28 de Fevereiro de 1909 nos Estados Unidos da América, por iniciativa do Partido Socialista da América.
Em 1910, ocorreu a primeira conferência internacional de mulheres, em Copenhaga, dirigida pela Internacional Socialista, quando foi aprovada proposta da socialista alemã Clara Zetkin, de instituição de um dia internacional da Mulher, embora nenhuma data tivesse sido especificada. No ano seguinte, o Dia Internacional da Mulher foi celebrado a 19 de Março, por mais de um milhão de pessoas, na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça.
Poucos dias depois, a 25 de Março de 1911, um incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist mataria 146 trabalhadores - a maioria costureiras. O número elevado de mortes foi atribuído às más condições de segurança do edifício. Este foi considerado como o pior incêndio da história de Nova Iorque, até 11 de setembro de 2001. Para Eva Blay, é provável que a morte das trabalhadoras da Triangle se tenha incorporado ao imaginário coletivo como sendo o fato que deu origem ao Dia Internacional da Mulher.
Na Rússia, as comemorações do Dia Internacional da Mulher foram o estopim da Revolução russa de 1917. Em 8 de março de 1917 (23 de fevereiro pelo calendário juliano), a greve das operárias da indústria têxtil contra a fome, contra o czar Nicolau II e contra a participação do país na Primeira Guerra Mundial precipitou os acontecimentos que resultaram na Revolução de Fevereiro. Leon Trotsky assim registrou o evento: “Em 23 de fevereiro (8 de março no calendário gregoriano) estavam planejadas ações revolucionárias. Pela manhã, a despeito das diretivas, as operárias têxteis deixaram o trabalho de várias fábricas e enviaram delegadas para solicitarem sustentação da greve. Todas saíram às ruas e a greve foi de massas. Mas não imaginávamos que este ‘dia das mulheres’ viria a inaugurar a revolução”.
Após a Revolução de Outubro, a feminista bolchevique Alexandra Kollontai persuadiu Lenin para torná-lo num dia oficial que, durante o período soviético permaneceu numa celebração da "heróica mulher trabalhadora". No entanto, o feriado rapidamente perderia a vertente política e tornar-se-ia numa ocasião em que os homens manifestavam a simpatia ou amor pelas mulheres da vida —; uma mistura das festas ocidentais do Dia das Mães e do Dia dos Namorados, com ofertas de prendas e flores dos homens às mulheres. O dia permanece como feriado oficial na Rússia, bem como na Bielorrússia, Macedônia, Moldávia e Ucrânia).
Quando a Tchecoslováquia integrava o Bloco Soviético (1948 - 1989), esta celebração foi apoiada pelo Partido Comunista da Tchecoslováquia, e foi gradualmente transformando-se em paródia. O MDŽ (Mezinárodní den žen, "Dia Internacional da Mulher" em checo) era então usado como instrumento de propaganda do partido, que esperava assim convencer as mulheres de que considerava as necessidades ao formular políticas sociais. Durante as últimas décadas, o MDŽ acabou por se tornar uma paródia de si próprio. A cada dia 8 de março, as mulheres ganhavam uma flor ou um presentinho do chefe. Assim, o propósito original da celebração perdeu-se completamente. A celebração ritualística do partido no Dia Internacional da Mulher tornou-se estereotipada e era mesmo ridicularizada pelo cinema e pela televisão, na antiga Checoslováquia. Após o colapso da União Soviética, o MDŽ foi rapidamente abandonado como mais um símbolo ridicularizado do antigo regime.
No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado durante as décadas de 1910 e 1920, mas esmoreceu, sendo revitalizado pelo movimento feminista da década de 1960.
1975 foi designado como o Ano Internacional da Mulher, e a partir de 1977, a Organização das Nações Unidas instituiu o Dia Internacional da Mulher.

Estudo Para a criança sobre
O DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES



Para o profesor
Andréia M.Duarte

Você pode introduzir este estudo em uma aula da escola dominical ou fazer  uma tarde especial para dá-lo. Pode ser introduzido na mensagem dos cultos infantis.
Para o líder
Andréia M.Duarte
Explique para as crianças porque Deus fez a mulher, a importância da mulher, mas não a ponha maior nem menor que o homem. Ela é para Deus igual.
Que a mulher foi feita por Deus para ajudá-lo.
A mulher é amada por Deus e Deus deu a elas muitas coisas importantes como a condição de gerar uma vida. Explique as crianças de acordo coma idade delas  e de forma que compreendam sobre a gestação de uma mulher .
Deixe claro sobre como Deus criou o homem e a mulher e que a mulher não precisa se parecer com homem, para ter igualdade, mas que a mulher pode com sua graça e inteligência não ter, por exemplo, a força física de um homem, mas pode ser inteligente como ele.
Mostre-as o amor de Deus com as mulheres.
Para a criança:
Andréia M.Duarte
PARA A CRIANÇA.
 Hoje é um dia especial. O dia internacional das mulheres.
É o dia em que o mundo todo homenagem as mulheres. Uma homenagem quer dizer dar os parabéns e fazer com que as pessoas saibam como são importantes.
Mas porque existe o dia internacional das mulheres?
E porque antigamente as mulheres não erambem tratadas . Não podiam votar por exemplo .Elas nãopodiam escolher o prefeito , o presidente .
Elas também não podiam trabalhar fora, dirigir um carro se trabalhasse recebiam muito mal...
Já pensou?
As mulheres em alguns lugares eram tratadas muito mal.
Um dia um grupo de mulheres se revoltou com tudo isso e fizeram uma greve...
O dia internacional das mulheres foi criado para que ninguém se esqueça que a mulher deve ser tratada com muito carinho e respeito.
O menino deve aprender desde sedo a tratar as meninas com carinho.
Muitos meninos batem nas meninas porque são mais fracas e não conseguem se defender direito.
Outros meninos falam palavras para as meninas.
Devemos tratar todos com respeito seja menino ou menina.
Jesus amou muito as mulheres. Ele nasceu de uma mulher e as mulheres ajudaram muito Jesus quando estava aqui na terra .
Deus ama meninos e meninas, Ele trata a todos com carinho e respeito. Os meninos desde pequenos precisam saber que a mulher tem menos força que os homens , correm mais devagar... Porão elas tem muita inteligência e são delicadas, mas não são menores. São iguais.
Quando você\ê que é menino ver uma menina levando algo muito pesado, ofereça ajuda, você será um cavaleiro uma pessoa educada. Quando você menina vir um menino precisando de ajuda, ajude-o com muito carinho. Vamos mostrar prá todos que somos crianças de Jesus, quer aprendemos com Ele a amar nos independente se somos meninos ou meninas
Aguardem histórias e trabalhinhos para fixar este tema 
Nenhuma permissão é dada para a reprodução de postagens assinadas por mim  em sites, blogs, boletins on-line, através de e-mails, internet ou qualquer outra (em linha) uso.
Porém ficarei muito feliz da utilização das mesmas em sua igreja e departamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi faça um comentário ou uma pergunta e depois volte para obter a resposta .Você também pode dar uma sugestão para complementar a postagem .

Comentários

Não deixe de comentar , de colocar seu pedido de oração e de ler os comentários , pois neles estou colocando dicas e respodendo algumas dúvidas dos leitores do blog