Nosso lema :

Pr Nelson Duarte e Mss. Andréia M.Duarte.


Quem ganha uma criança para Cristo , salva uma vida inteira Pv.22;6

25/12/2010

Estudo as crianças e o dia da mentira

Mês de Abril

Estudo sobre o dia da mentira
DIA DA MENTIRA  (01 DE ABRIL)
Como foi criado
Extraído site : Wikipédia, a enciclopédia livre
Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no Dia das Mentiras ou Dia dos Bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.
Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.
Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day ou Dia dos Tolos, na Itáliae na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, o que significa literalmente "peixe de abril".
No Brasil, o 1º de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou "A Mentira", um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. "A Mentira" saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.


Para o professor  
          
Andréia M. Duarte
E zombará cada um do seu próximo, e não falam a verdade; ensinam a sua língua a falar a mentira, andam-se cansando em proceder perversamente. Jeremias 9:5
 Querido professor, este tema é muito importante.
Veja só a mentira é do diabo, a Palavra diz que o Diabo é o pai da mentira. Ele mentiu no Jardim do Éden , iludindo a mulher a pecar, da mesma forma que faz com a humanidade.
O dia da mentira parece até um dia engraçado, mas não é só se for para Satanás que deve gargalhar em ver as pessoas falando mentira o dia todo e rindo por isso
O dia da mentira cabe perfeitamente no versículo acima, cada um zombando do seu próximo, não falando a verdade e ainda por cima um ensinando o outro a mentir.
Nossas crianças então acham isso uma coisa muito engraçada, certos pais até ensinam uma “mentirinha” pra seus filhos contarem no dia da mentira.
Mentira são mentira em qualquer dia e em qualquer lugar e o pai da mentira é o diabo.
Se estudarmos mais sobre o que a Bíblia fala sobre a mentira, vamos descobrir o quanto a mentira é danosa para a nossa vida tanto espiritual como material. Faça uma pesquisa , conscientize primeiro sobre esse grande mal .Só conseguiremos passar uma verdade se crermos nela .Se você tem facilidade de mentir , por pequena que seja a mentira , peça a Deus para te libertar .Faça tudo para ser liberto , e ai você  falará com mais liberdade para as crianças pois não estará preso a mentira .O Espírito de Deus vai te ajudar .
Creia nisso e faça o possível para ensinar as crianças que Deus colocou na sua responsabilidade sobre esse assunto.
Você pode introduzir este estudo em uma aula da escola dominical ou fazer  uma tarde especial para dá-lo. Pode ser introduzido na mensagem dos cultos infantis .


Para criança

Andréia M.Duarte            

Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros. Efésios 4:25

O dia da mentira sempre é comemorado com uma mentirinha.
Mas será que existe mentirinha e mentirão?
Claro que não. A mentira é diabólica. Sabemos quem é o pai da mentira. Satanás é o pai foi o seu inventor .Leia João 8;48.
Que coisa horrível Satanás inventou. A mentira pode destruir amizade, pode destruir a confiança nas pessoas, pode até causar morte.
A mentira também causa morte do nosso espírito. Nós vamos morrendo espiritualmente quando mentimos .Tem pessoas que já acostumaram tanto a mentir que vivem em um mundo inteiro de mentiras .Se faz uma viagem, quando chega conta um monte de coisas que não aconteceu . Mente porque não fez o dever de casa, porque chegou atrasado, ou para chamar a atenção.
Quando mentimos nos achamos muito espertos, principalmente quando conseguimos sair de uma situação complicada, como por exemplo: A mamãe tem um vaso muito bonito, ganhou de uma pessoa muito especial e tem um cuidado enorme para que ninguém quebre o vaso. Ai  eu passo correndo perto do vaso, esbarro nele e    o vaso cai no chão quebrando em vários pedacinhos .E agora?Minha mãe já vai chegar, se eu contar a verdade vou levar uma bronca. Lá no muro , vejo meu gatinho andando pra lá e pra cá .Então tenho uma brilhante idéia :Vou dizer que o gatinho subiu no móvel e derrubou o vaso !
Nossa, penso eu, sou muito inteligente!
Quando a mamãe chega e vê o vaso quebrado, vou logo contando minha história e até invento mais um pouquinho, só pra ela acreditar melhor. Ela acredita e eu fico me achando , pois sei mentir muito bem , penso eu.
  Mas que pena!Dizem por ai que a mentira tem pernas curtas. Logo a verdade vai aparecer , minha mãe de um jeito ou de outro vai descobrir. E quando se descobre o mentiroso ele fica em maus lençóis.
Além de ser responsabilizado por ter quebrado o vaso eu também sou responsável pela mentira que falei.
Mas como fazer se quebrei o vaso e era muito importante para a minha mãe?
Nos não precisamos mentir. Temos Jesus. Ele disse: Falai a verdade cada um com o seu amigo.
A Bíblia diz que quem confessa e deixa alcança misericórdia. Isso significa que se eu contar pra minha mãe o que aconteceu , não com medo mas arrependido , pois deveria ter passado mais devagar perto do vaso , ela vai  me perdoar .Tudo é uma questão de como se resolve as coisas .
Satanás sempre vai nos apresentar a mentira como a melhor saída. Vai  até colocar um amiguinho perto de nós para nos dar a idéia de como mentir
-Diz pra sua mãe que aconteceu isso. Que você estava na minha casa...
A maioria das vezes que falamos mentira é porque desobedecemos lá trás. Então vamos prestar mais a atenção.
O dia da mentira é um dia muito triste, um montão de pessoas fazendo aquilo que satanás inventou, eu não quero participar desse dia como mentiroso.Dia da mentira?To fora!
Sou esperta e você?
Que tal usar o dia da mentira para falar a maior verdade que existe? Jesus é o salvador.

Aguardem histórias e trabalhinhos para fixar este tema


Para saber mais sobre datas comemorativas clique aqui
Para voltar ao calendário anual clique aqui


Nenhuma permissão é dada para a reprodução de postagens assinadas por mim  em sites, blogs, boletins on-line, através de e-mails, internet ou qualquer outra (em linha) uso.
Porém ficarei muito feliz da utilização das mesmas em sua igreja e departamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi faça um comentário ou uma pergunta e depois volte para obter a resposta .Você também pode dar uma sugestão para complementar a postagem .

Comentários

Não deixe de comentar , de colocar seu pedido de oração e de ler os comentários , pois neles estou colocando dicas e respodendo algumas dúvidas dos leitores do blog