Nosso lema :

Pr Nelson Duarte e Mss. Andréia M.Duarte.


Quem ganha uma criança para Cristo , salva uma vida inteira Pv.22;6

08/03/2010

Estudo as crianças :Cosme e Damião


-->

O DIA DE COSME E DAMIÃO

Obs:Não copie nada deste blog antes de clicar aqui
 Conhecimento para o líder ou professor

 (Primeiro estou dando a história de como foi criada esta data , mais 

embaixo está o estudo e de que forma você pode  apresentá-lo a criança)


Como foi criado
Extraído site :Wikipédia

São Cosme e São Damião, gêmeos, morreram em cerca de 300 d.C. Sua festa é celebrada em 27 de setembro. Somente a igreja Católica comemora no dia 26 de setembro, pois, segundo o calendário católico, o dia 27 de setembro é o dia de São Vicente de Paulo.

Biografia

Há relatos que atestam serem originários da Arábia, de uma família nobre de pais cristãos, no século III. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio.
Estudaram medicina na Síria e depois foi praticá-la em Egéia. Diziam "Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo seu poder".
Exerciam a medicina na Síria, em Egéia e na Ásia Menor, sem receber qualquer pagamento. Por isso, eram chamados de anargiros, ou seja, inimigos do dinheiro.
Cosme e Damião foram martirizados na Síria, porém é desconhecida a forma exata como morreram. Perseguidos por Diocleciano, foram trucidados e muitos fiéis transportaram seus corpos para Roma.
Foram sepultados no maior templo dedicado a eles, feito pelo Papa Félix IV (526-30), na Basílica no Fórum de Roma com as iniciais SS - Cosme e Damião.

Versões de suas mortes

Há várias versões para suas mortes, mas nenhuma comprovada por documentos históricos. Uma das fontes relata que eram dois irmãos, bons e caridosos, que realizavam milagres e por isso teriam sido amarrados e jogados em um despenhadeiro sob a acusação de feitiçaria e de serem inimigos dos deuses romanos.
Segundo outra versão, na primeira tentativa de matá-los, foi afogada, mas salvos por anjos. Na segunda, foram queimados, mas o fogo não lhes causou dano algum. Apedrejados na terceira vez, as pedras voltaram para trás, sem atingi-los. Por fim, morreram degolados

 Milagres e cura

Conta-se que eram sempre confiantes em Deus, que oravam e obtinham curas fantásticas. Também foram chamados de "santos pobres".
A partir do século V os milagres de cura atribuídos aos gêmeos fizeram com que passassem a ser considerados médicos. Mais tarde, foram escolhidos patronos dos cirurgiões.
Segundo a crença popular apareceram materializados depois de mortos, ajudando crianças que sofriam violências.

Ao gêmeo Acta é atribuído o milagre da levitação e ao gêmeo Passio a tranqüilidade da aceitação do seu martírio.

Sincretismos

 Relação com as religiões afro-brasileiras

O dia de São Cosme e Damião é celebrado também pelo Candomblé, Batuque, Xangô do Nordeste, Xambá e pelos centros de Umbanda onde são associados aos ibejis, gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. O nome Cosme significa "o enfeitado" e Damião, "o popular". Estas religiões os celebram no dia 27 de setembro, enfeitando seus templos com bandeirolas e alegres desenhos, tendo-se o costume, principalmente no Rio de Janeiro, de dar às crianças (que lotam as ruas em busca dos agrados) doces e brinquedos.




Estudo Para a criança sobre
Cosme e Damião

Como usar o estudo
Andréia M.Duarte

Você pode introduzir este estudo em uma aula da escola dominical ou fazer  uma tarde especial para dá-lo. Pode ser introduzido na mensagem dos cultos infantis .

O dia de Cosme e Damião é um dia bem complicado para nossas crianças .
Elas se sentem tentadas com tantos doces.
Mas é uma ótima oportunidade de ensiná-las a resistir o pecado. Devemos mostrá-las que o pecado pode ser muito gostoso, mas traz conseqüências ruins.
Não ponha medo nas crianças como se elas comer os doces pode morrer.
Explique a elas o que é o oferecimento e a consagração a satanás e as conseqüências disso.
 Mostre a elas que não é o fato de comer doces, mas o pecado está no fato de se comer algo consagrado a demônios.
Explique a elas que a consagração a demônios  é como uma contaminação. Você seria capaz de comer algo contaminado? Claro que não. A contaminação da consagração a demônio atinge nosso espírito e nossa alma. Deus vai te ajudar a esclarecer as crianças de forma que elas não fiquem tentadas a comer estes doces.
Faça um bolo bem gostos com brigadeiros, e outros doces e faça uma festa em adoração a Deus
Explique direitinho para a criança o que é e representa este dia. Não ponha medo nelas mas explique com a orientação do Espírito Santo .Explique que as pessoas que distribuem esses doces estão cegas espiritualmente e não enxergam que estão fazendo errado .Mas nós as crianças que temos Jesus enxergamos a verdade e sabemos que esta distribuição de doces para as crianças é uma forma de Satanás entrar na vida delas.

Para a criança:
Andréia M.Duarte

Quem resiste a um doce, pirulito ou balas?Ninguém você pode dizer.
Sabemos que em uma determinada época do ano várias pessoas distribuem doces nas ruas. E no dia de São Cosme e São Damião .
É tanto doce que tem criança que leva até sacolinhas.
Mas e a criança que tem Jesus no coração, deve pegar este doce? Não deve? Sabe por quê? São doces oferecidos a demônios, a imagens de escultura.
Imagem de escultura é um boneco esculpido por alguém com a imagem de uma pessoa. Deus não aceita a adoração de imagem de escultura .Ele diz em sua palavra que devemos adorar somente a Ele .
Cosme e Damião foram dois servos de Deus que se formaram em médico e não cobravam por sua consulta. Foram mortos porque serviam a Jesus.Diocleciano era o imperador na época e queria exterminar os cristãos.Como sabia que jamais Cosme e Damião iria adorar imagens colocou uma imagem na frente deles e disse que se eles não a adorasse seriam mortos.
Como eles recusaram a adorá-la foram mortos. O tempo passou e a Igreja católica os transformaram em uma imagem de escultura .Eles que não aceitavam a adoração de imagens .Deus fala que não devemos adorar a uma imagem que tem boca ais não fala , tem olhos mais não vê tem mão mas não consegue pegar nada tem pés mais não anda
E para piorar as coisas os doces que são distribuídos neste dia são oferecidos em terreiro de macumba a demônios. Eu não vou comer esses doces oferecidos a Satanás .Prefiro deixar para comer outros doces em outro dia.Sou esperta e você?

Aguardem histórias e trabalhinhos para fixar este tema 

Nenhuma permissão é dada para a reprodução de postagens assinadas por mim  em sites, blogs, boletins on-line, através de e-mails, internet ou qualquer outra (em linha) uso.
Porém ficarei muito feliz da utilização das mesmas em sua igreja e departamento

Um comentário:

  1. Gostaria de pegar seu estudo para preparar uma palestra para crianças não evangélica do meu bairro, mas o usarei seu estudo para outro fins.

    ResponderExcluir

Oi faça um comentário ou uma pergunta e depois volte para obter a resposta .Você também pode dar uma sugestão para complementar a postagem .

Comentários

Não deixe de comentar , de colocar seu pedido de oração e de ler os comentários , pois neles estou colocando dicas e respodendo algumas dúvidas dos leitores do blog