Nosso lema :

Pr Nelson Duarte e Mss. Andréia M.Duarte.


Quem ganha uma criança para Cristo , salva uma vida inteira Pv.22;6

08/03/2010

Estudos especiais para a liderança infantil


6 - Meu Deus, estou desanimada com o trabalho infantil

Andréia Mendonça Duarte. (Missionários da Alegria)

Obs. Não copie nada deste blog antes clicar aqui
Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. 2 Coríntios 4:8

Conheço um corinho infantil que diz:
Desanimados não, não, não
Desanimados não, não, não
Dores e tristezas podem nos vir
Com Cristo alegre vamos sorrir.
Desanimados não, não, não

O Desânimo faz parte dos nossos sentimentos humanos. Como o nome já diz, e não se precisa definir o desânimo, pois é a falta de ânimo.
Geralmente o desânimo vem devido às circunstâncias que nos cercam, fatos que estão aconteceram ou que não aconteceram,  como problemas que não são resolvidos.
O desânimo está bem presente no meio do trabalho infantil. A falta de recursos, pessoas para ajudar, apoio... Podem levar ao desânimo.
Não estou falando de um dia por causa do cansaço o desânimo e até certa preguiça que aparece, mas logo após descansar estes sentimentos desaparece.
Estou falado do desânimo que vem depois ou durante uma ou várias situações juntas e permanece a ponto de destruir ministérios, fazer líderes deixar o trabalho, professores de EBD não quererem dar aulas, regentes não querer mais ensaiar.
Se você está passando por esta situação, leia este artigo, pois Deus vai falar com você.

PORQUE LUTAR CONTRA O DESÂNIMO?

O DESÂNIMO TIRA A NOSSA FORÇA E A VONTADE DE LUTAR, NOSSA ALEGRIA
Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do SENHOR é a vossa força. Neemias 8:10 b
Um dos motivos mais comuns do desanimado está na falta de comunhão com Deus
 Pois quando temos comunhão com o Senhor temos nele a nossa força.
 O desânimo tira a nossa força de reagir e de lutar. Não encontramos ânimo para concretizar os projetos, para ter novas idéias, ficamos sem vontade de reagir
Só temos ânimo porque o trabalho que fazemos nos dá alegria prazer. Esta alegria para trabalhar e evangelizar as crianças vem do nosso Deus e é esta alegria que nos dá força que produz em nós o ânimo.
Então a fonte de ânimo é justamente a nossa comunhão com Deus

O DESÂNIMO TIRA ANOSSA CAPACIDADE DE ENXERGAR A SULUÇÃO
Satanás faz de tudo para desanimarmos, ele sabe que nos desanimando ficaremos de cabeça baixa. Você já viu algum desanimado de cabeça em pé? O desanimado olha sempre para baixo, e só vê as pedras, os obstáculos.
O que mais nos desanima é o fato de não vermos a solução para determinada situação.
É uma reforma ou construção da salinha que nunca sai, é o recurso que nunca chega os pais que nunca apóiam etc..
Já fizemos tudo o que estava ao nosso alcance e nada, tudo continua do mesmo jeito.
Não vemos a solução porque a solução de certos problemas não está em resolvê-los, mas em saber lidar com eles. Sempre teremos falta de espaço, pois a obra de Deus  vai crescer. Sempre precisaremos de dinheiro e sempre teremos pais que não apóiam. Então precisamos saber lidar com esta situação.
Muitos trocam  de igreja ou deixam o departamento infantil como solução.
Quando estamos olhando com olhos carnais realmente a solução que parece mais fácil é fugir.
Deus não tem prazer na alma que recuar. Ele garante a vitória na vida de quem continuar. Só que para continuar é preciso ter visão e visão espiritual
 A visão espiritual só pode ser adquirida com Deus. Então peça a Ele que te ajude a ver o impossível, a ver a solução.

Então:

-Tenha comunhão com Deus

- Busque visão espiritual

- Leia a Palavra de Deus.
Procure comer a Palavra, a fraqueza espiritual vem pela fome da palavra de Deus

-Traga à memória as coisas que podem te trazer esperança.
Lembre-se sempre dos milagres de Deus na sua vida. Temos a tendência de em um momento de desânimo ficar lembrando-se das coisas que deram errado.
Isto nos faz desanimar ainda mais.
 Quando lemos a história de Israel, vemos em diversas ocasiões Deus mandando o povo levantar memoriais para que se lembrassem  das maravilhas de Deus
Quando nos lembramos da providência e cuidado de Deus em nossa vida em outras ocasiões nossa fé é renovada e nos sentimos encorajados.

-Cerque-se de pessoas de fé.
Isso mesmo, não tem nada desanimador do que pessoas desanimadas. Existem pessoas que não tem uma palavra de ânimo para nos dar.
Pessoas pessimistas, sem fé, murmuradoras...
Saiba, você tem um chamado para levar muitas crianças a Cristo, fuja de  pessoas pessimistas, não tenha nelas sua fonte de conselhos.
Quando for conversar sobre o trabalho ou alguma dificuldade, procure uma pessoa de fé, servo de Deus, que tenha amor pela obra. Pessoas assim sempre te trarão consolo, palavras animadoras e conselhos sábios.
O desanimo pode vir por causas externas como situações que acontece ou deixam de acontecer, podemos estar desanimados na igreja por causa de problemas que não está relacionado ao nosso trabalho infantil, mas tem haver com nossa vida pessoal e espiritual. Podemos estar com problemas físicos como enfermidades, estresse e cansaço.
É preciso identificar a causa de tanto desanimo, para combatê-la.
Cada caso é um caso. O certo é que por trás de tudo está o inimigo
Ele quer nos fazer parar de todas as formas.
Cria situações para nos desanimar.
 Devemos estar atentos e vigilantes. A obra é grande.
Temos uma responsabilidade diante de Deus.
Coloque em seu coração que você nunca desistirá da sua chamada.
Não deixe em hipótese nenhuma passar pela sua cabeça em entregar um cargo, a classe ou o departamento.
Assim Satanás não poderá através do desânimo fazê-lo desistir.
Que os obstáculos te impulsionem a pular mais alto a correr mais depressa.
Deus te abençoe

5 comentários:

  1. Irmã Andreia A Paz do Senhor,
    Quero parabenizar por este estudo abençoado, em minha congregação temos 6 irmãs na equipe q trabalha com depto infantil, estavam meio desanimadas e eu estava levando o trabalho sozinha, e sem ajuda fica muito sobrecarregado. Então salvei os estudos que vc postou aqui, imprimi e repassei para elas em 'UMA MANHA COM DEUS' oramos, cantamos, aprendemos de Deus, intercalei entre os temas algumas dinâmicas e no final ainda tomamos aquele cafe da manha abençoado juntas, foi uma benção e hoje elas estão muito mai entusiasmadas com o trabalho.Elas ficaram com vontade de te conhecer pessoalmente. Que Deus continue te aençoando e nos abençoando através de você.

    ResponderExcluir
  2. A Paz do Senhor Elivania
    Fiquei muito agradecida a meu Deus por suas palavras. Sabe, quando comecei a postar neste blog e sempre que o faço oro ao Senhor para que ele seja útil.
    Não no sentido de ter aqui muitas idéias de lembrançinhas ou histórias
    Mas meu maior desejo é que este blog cumpra o papel de incentivar as pessoas a trabalhar com as crianças.Quando li seu comentário senti que Deus tem cumprido o meu desejo e fico muito feliz
    Sei que Ele não está fazendo isso só por amor a mim , mas por amor a todas vocês que são tão especiais.
    Quanto a me conhecer, nada é impossível para o nosso Deus
    Beijos na sua equipe
    Um beijo especial para você

    ResponderExcluir
  3. Paz do senhor irmã Andréia.
    Como gostaria de ter conhecido este blog antes.Talvez não teria deixado o desânimo me ter feito entregar o trabalho que sempre fiz com tanta dedicação.Tenho sofrido mto com isso,sei que é consequência da minha escolha,mas gostaria de voltar a fazer a obra do Senhor no departamento infantil.Esteja orando por mim,pra que Deus me perdoe e me dê novamente a chance de ser usada nas mãos dele para levar a sua palavra as crianças.Que neste ano de 2012 eu possa correr atrás do prejuizo que eu mesma provoquei.
    Que Deus continue te abençoando grandemente.

    ResponderExcluir
  4. Que Deus maravilhoso o que nós temos...tenho certeza irmã Andreia que Ele tem te usado para estar postando esses estudos, palavras abençoadas, sei que Deus irá abençoar vidas, como Ele tem abençoado a minha, pois me fortaleço diante destas sábias palavras. Deus continue lhe usando, um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Irmã Andreia,gostaria de parabeniza-la e dizer que Deus e na vida da irmã,Deus através desses estudos falou muito comigo,que Deus possa continuar te abençoando, porque você é uma mulher de Deus... Paz do Senhor

    ResponderExcluir

Oi faça um comentário ou uma pergunta e depois volte para obter a resposta .Você também pode dar uma sugestão para complementar a postagem .

Comentários

Não deixe de comentar , de colocar seu pedido de oração e de ler os comentários , pois neles estou colocando dicas e respodendo algumas dúvidas dos leitores do blog