Nosso lema :

Pr Nelson Duarte e Mss. Andréia M.Duarte.


Quem ganha uma criança para Cristo , salva uma vida inteira Pv.22;6

27/10/2014

Fazendo uma reunião geral com o departamento infantil em nível de campo.

-->

Projeto Missionários da Alegria

Fazendo uma reunião geral com o departamento infantil em nível de campo.

Obs:Não copie nada deste blog antes de clicar aqui

Andréia M. Duarte

Se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria.  Romanos 12:8
Fazer uma reunião bem sucedida com o departamento infantil requer a observância de alguns pontos. Muitos acham que reunião é lugar de lavar a roupa suja , mostrar poder , humilhar , jogar na cara ...
Um dia soube que uma pessoa que ia para uma reunião disse que estava indo para um ringue de luta, pois nesta congregação as reuniões acabavam em brigas.
A reunião de um bom líder deve servir para dar diretriz aos seus liderados, renovar-lhes o ânimo e ajudá-los com novas idéias e sugestões.
Reunião não é para resolver problemas. Problemas se resolvem quando eles aparecem. O problema maior é que juntamos problemas e problemas esperando o dia da reunião para resolvê-los. Enquanto isso satanás vai trabalhando com fofocas e outras coisas. Quando chega o dia da reunião todos já vão esperando o pior .
Passa a ser não uma reunião, mas um julgamento com juiz, advogado, acusação e até sentença.
Neste tipo de reunião não há espaço para propostas, idéias. Todos saem desanimados, sem alegria, uns querendo entregar os cargos, outros se achando o dono da verdade, outros humilhados e machucados e satanás achando bom e engraçado.
A reunião se faz necessária, pois através dela podemos debater assuntos, fazer programações e renovar o ânimo.
 Uma reunião depende muito do líder de quem está na frente e conduzirá a mesma.

Então preste muita atenção nestas dicas

1º - A pauta da reunião.
Reúna previamente com sua equipe ou com o vice coordenador e converse sobre os assuntos que serão tratados na reunião geral. Existem situações que devem ser primeiro discutidos só o líder e o vice, só então passada para o resto da equipe.


Não vá para uma reunião sem uma pauta. A pauta serve para dar ordem à reunião e para você não se esquecer de abordar algum tema importante. Siga-a pontualmente  riscando os pontos abordados
2º - Só passe para o próximo ponto quando o anterior for resolvido. Muitas reuniões são fracassadas por frase como: Depois vemos isso, depois quem se prontificar venha falar comigo, vocês resolvem entre si...
Você está na liderança, precisa deixar tudo definido, só então vá para o próximo ponto sabendo quem vai fazer o que vai fazer pra quem vai prestar contas. Delegue sempre a responsabilidade para alguém. Anote pra quem você delegou alguma coisa, que dia a pessoa vai te prestar contas.
3º-Deixe as pessoas opinarem, mas com moderação. Quando em uma reunião você abrir espaço para as sugestões tenha cuidado em:
Não dar muito espaço a uma só pessoa;
Não permitir que uma interrompa a outra;
Não ficar muito tempo em um só tópico.
Não emitir de forma alguma acusações ou insinuações maldosas no meio do comentário ou opinião.
A ultima palavra é sempre a sua. Você pode mudar de opinião com os comentários e tudo mais, só não pode deixar o assunto aberto. Resolva de uma vez como vai ser, que atitude tomar, baseado claro na direção de Deus e também ponderando as opiniões já que você as pediu.
4- Passe para outro assunto sempre com uma palavra positiva. Isso é muito importante. Palavras como: Deus vai nos ajudar, vai ser uma bênção, vai dar certo em nome de Jesus, vamos nos esforçar, Deus será com vocês, o Nome do Senhor será engrandecido...
São palavras de ânimo e fé, mas primeiro creia nestas palavras, creia que Deus realmente vai ajudar, pois não estou sugerindo frases de impacto, mas de fé. O que deve estar presente na vida do líder

O que por em pauta na reunião?
O que podemos por em pauta em uma reunião geral de líder de departamento infantil?
Vários assuntos. Mas cuidado: Uma reunião como está não deve ser para resolver discórdia entre o líder e seu vice. Se você tiver algum ponto de discordância com o vice ou qualquer membro de sua equipe primeiro resolva  entre vocês .
-uma reunião geral de líderes não é para resolver qualquer discórdia com algum líder de congregação. Se estiver a vendo algo deste tipo, chame o líder desta congregação antes e em particular e resolva.
Lembre-se
-Uma reunião como está não é para falar mal dos pastores do campo constrangendo o líder infantil das congregações. Isso é inadmissível. Devemos conversar diretamente com quem esta causando algum problema em particular e nunca expor uma situação assim em reunião, pois só serve de munição para a fofoca.
-Uma reunião assim não pode ser usada para desabafo do coordenador ou dos líderes infantis das congregações. Se você estiver irritado, chateado, sem animo, não faça a reunião. Primeiro vá aos pés do Senhor, converse com Ele, pense como servo de Deus, análise a melhor forma de resolver as situações e lembre-se: Você serve a Deus e todas aquelas pessoas não trabalham para você, mas com você, para o engrandecimento do reino de Deus. Se tiver que chamar a atenção de alguém, chame em particular. Não desabafe com todos, não humilhe os trabalhadores do Senhor. Não use a reunião para resolver problemas pessoais com alguém.
-Uma reunião assim não pode ser usada para falar mal do Pastor presidente. - Em nome de Jesus, nunca faça isso, você não foi chamado para ser acusador. Além do mais é preciso analisar bem o porquê da falta aparente de apoio e de outras reclamações.
Você está representando o seu Pastor na reunião, você foi colocado como líder geral para ajudá-lo. Muitos líderes de congregação tomam até raiva da Matriz, do Pastor presidente devido a líderes gerais que em reuniões começam a acusar a direção geral da Igreja.
Isso é pecado. Se você não está contente com o apoio de seu pastor converse com ele tenha mais coragem em falar com ele do que em difamá-lo para as congregações.
Proteja seu pastor.
Saiba, o impacto de suas palavras no campo pode ser muito grande, pode criar resistência, ser mal interpretada e Deus não o abençoará.
Deus te, pois na frente do trabalho para ajudar seu pastor e não para atrapalhá-lo, lembre-se disso.
Se você está lendo estas palavras e não concorda com elas, dobre seu joelhos e ore ao Senhor. Peça a Ele que abra a sua visão para que você veja a autoridade pastoral que está sobre você.

Vendo os pontos acima o que sobrou para por em uma pauta de reunião?
Idéias, idéias, idéias, incentivo, carinho, palavras de ânimo, ensino...
Tantas coisas um coordenador geral pode fazer por um campo...
Faça reuniões alegres, leve soluções, você pode dar as soluções sem tocar nos problemas citando nomes ou criando situações complicadas.
Pode fazer de suas reuniões e reuniões gotosas onde os líderes saiam com a mente renovada.
Se souber que estão com dificuldade de arrecadar dinheiro para os departamentos, leves sugestões.
 Se estiverem com dificuldade em relação ao apoio de seus pastores, leve uma palavra de estratégia para conquistar o coração do pastor para trabalho infantil
 Tenha sempre sugestões para a falta de espaço, de material, de pessoas para ajudar
 Traga uma palavra de ânimo para os que possam estar desanimados
 Trate os problemas com seriedade e leveza. Nunca use frases como: Assim não dá. Isso não tem jeito ...
Se entregue totalmente a Deus. Você está cuidando das coisas de Deus, Ele é o dono da obra e sabe o que é melhor
Se alguém se alterar na reunião, converse com ele depois, logo após a reunião, não o deixe ir para a casa com o coração ferido
 Não termine a reunião em cima da hora de outro compromisso.
Não saia correndo, deixe os líderes te abraçar , converse , veja aquele líder mais tímido, que você ainda não o cumprimentou , pergunte sobre as “nossa crianças” Pois são de sua responsabilidade também, já que você é o líder geral.
Saia sorrido, alegre e confiante
 E tenha certeza que assim será também as reuniões feitas nas congregações.
Escrevendo tudo isso, Deus me faz lembrar do privilégio que tive de fazer muitas reuniões gostosas a frente de departamentos e em coordenações, das confraternizações depois, abraços, palavras de carinho...
Que o Senhor me dê oportunidade e sabedoria para compartilhar idéias.
Sua reunião pode ser muito boa pra você e para todos os seus liderados


Abaixo coloquei alguns versículos que sevem para ser usado como base da sua reunião.

Mas,  sejam fortes e não desanimem, pois o trabalho de vocês será recompensado".
2 Crônicas 15:7                         

O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força, pois na sepultura, para onde você vai, não há atividade nem planejamento, não há conhecimento nem sabedoria.
Eclesiastes 9:10

Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vocês mesmos.
Filipenses 2:3

Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade.
2 Timóteo 2:15

Como vocês querem que os outros lhes façam, façam também vocês a eles.
Lucas 6:31

Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros. 
Provérbios 15:22

Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito
do que conquistar uma cidade.
Provérbios 16:32

Depois, sob a liderança de Josafá, todos os homens de Judá e de Jerusalém voltaram alegres para Jerusalém, pois o Senhor os enchera de alegria, dando-lhes vitória sobre os seus inimigos.
2 Crônicas 20:27


Rogo-vos , irmãos , em nome  de nosso Senhor Jesus Cristo que sejais concordes no falar, e que não haja dissenções entre vós, antes sejais unidos  no mesmo pensamento e no mesmo parecer . 1ª Co 1:10

Obs. Se você  gostou deste artigo deixe um comentário

Nenhuma permissão é dada para a reprodução de postagens assinadas por mim  em sites, blogs, boletins on-line, através de e-mails, internet ou qualquer outra (em linha) uso.

3 comentários:

  1. a paz do senhor jesua, louvo a Deus porque por Ele nos dar a oportunidade de poder compartilhar de idéias e orientaçoes como as que encontro nesse blog. preciso muito da orientação de Deus e ajuda das irmãs mais esperientes pois estou a frente do departamento infantil da minha congragação.muito abrigada e que deus a abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do que li. Sábias palavras foram escritas sobre o que pode ou não haver em uma reunião. Deus nos dá autoridade para fazermos a obra Dele. Eu só tenho a agradecer a Ele pelo seu Blog.
    Parabéns

    Gildete

    ResponderExcluir

Oi faça um comentário ou uma pergunta e depois volte para obter a resposta .Você também pode dar uma sugestão para complementar a postagem .

Comentários

Não deixe de comentar , de colocar seu pedido de oração e de ler os comentários , pois neles estou colocando dicas e respodendo algumas dúvidas dos leitores do blog