Como escrevo no blog

Andréia M.Duarte.

Obs.: Desculpe-me se eu não for muito técnica ou cheia de normas ao escrever aqui, é que com o passar dos anos, descubro cada vez mais que a obra de Deus é simples de fazer, nós é que a complicamos, com tantas regras, liturgias etc..
Não que a Obra de Deus deve ser feita de forma desorganizada, mas quantos desistem principalmente no departamento infantil, porque se acham incapazes.
Muita organização, tabelas, burocracias no trabalho do Senhor atrapalha.Desorganização é algo que não pode haver no trabalho de Deus.
Uma coisa é ser desorganizada, outra é perder tempo com tanta coisa sem necessidade.
Ore e peça ao Senhor para te ajudar a achar o equilíbrio.
Faça tudo conforme as suas forças, sabendo que os que esperam no Senhor sempre as terão renovadas.

04/03/2010

Não têm dinheiro para trabalhar com as crianças? O que fazer?


5 - Não têm dinheiro para trabalhar com as crianças? O que fazer?

Andréia Mendonça Duarte. (Missionários da Alegria)
Obs. Não copie nada deste blog antes clicar aqui
O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus. Filipenses 4:19
Como seria bom se pudéssemos trabalhar em nosso departamento, fazer eventos e outras coisas sem precisar de dinheiro. Mas esta não é a realidade.
Basta uma navegadinha na internet e vemos tantas idéias, tantas coisas boas para atrair a atenção de nossas crianças!Tantos recursos para nós e tudo isso só é adquirido com o dinheiro.
Se vamos sair com as crianças, fazer um  passeio , lá vai o dinheiro .E os pirulitos , balas , que não podem faltar  em certas ocasiões ...
Quando trabalhamos em uma igreja onde o poder aquisitivo dos membros é alto e eles ainda são generosos em ofertar é uma maravilha. Mas está não é a realidade da maioria dos líderes e dep. Infantis do nosso país.
A falta de recursos para movimentar um departamento tem trago um grande desânimo naqueles que enfrentam esta situação. O líder tem que arrecadar recursos e a maioria do dinheiro utilizado durante o ano no dep. Infantil sai do bolso dos líderes e professores da EBD.
Como Não desanimar diante desta situação se em muitos casos faltam o centavos para a cartolina ou o dinheiro do lanche?

1-Faça uma agenda.

Ao assumir um dep Infantil ou uma classe de EBD, faça uma agenda de eventos. Inclua nela as datas comemorativas e as programações que você quer fazer durante o ano ou semestre. Assim você poderá organizar o orçamento de cada uma  das atividades agendadas  . Não faça uma agenda muito cheia, mas após fazê-la de  uma revisada em oração e tire tudo o que não for importante .
Faça a mesma coisa em relação à EBD. Geralmente a revista do professor vem com sugestões de atividades e lista de material
Para saber como fazer uma agenda para o dep. Infantil , clik aqui (em construção)

2-Faça uma programação de gastos
Com a agenda pronta você pode ir de programação em programação fazendo a lista de materiais e de gastos. A programação de gastos deve levar em conta  o poder aquisitivo de sua igreja , dos pais das crianças ...Não programe festas  grandiosas , coisas caríssimas mas faça com qualidade pois é para a obra do Senhor . Veja se pode trocar materias mais baratos, por exemplo.
Tendo em vista o que você vai gastar no dia das mães, por exemplo, então converse com sua equipe e com seu pastor e veja como arrecadar o que for necessário
 Veja aqui dicas de como conseguir recursos para o dep. infantil (em construção)


3-Tenha meta
Tenha uma meta de arrecadação para cada evento. Veja o que pode ser doado , como material para bolo , doces e  arrecade doações , mas não deixe para a última hora , então veja o que está faltando e complete com o dinheiro arrecadado .

4- Veja o que é importante e prioritário
Análise se o que está faltando e está te deixando tão desanimada é mesmo indispensável. É prioridade neste momento aquele cartaz? Não comprar a camisa com o tema da festa é motivo suficiente para adiá-la e cancelá-la?
Não ter balões para enfeitar o templo ou não ter lanche para as crianças pode adiar um culto a Deus?
Claro que não. A prioridade é levar a criança ao conhecimento de Deus. Claro que ter essas coisas ajudam, mas não ter essas coisas não prejudica o trabalho a não ser se estivermos dando mais valor a elas do que a nossa missão.

5- Não reclame, não murmure.
Não tem coisa pior do que líderes que  acostumam a reclamar e murmurar, nunca serão vitoriosos em seus projetos. Não lutam por seus objetivos, mas prefere reclamar.
 A murmuração anula a providência de Deus na nossa vida.
 Nossa nem um pacote de balões meu pastor me deu...
O exemplo acima é um tipo de reclamação anuladora de bênçãos.
Saiba mais sobre o Líder infantil e a Murmuração clicando aqui

5- Leve a Deus as suas necessidades
Comece a mostrar pra Deus a suas necessidades para fazer a obra com as crianças. Conte pra Ele seus projetos e diga o que você precisa para realizá-los.

7- Comunique seus projetos ao seu Pastor 
Mostre a ele o benefício espiritual das atividades planejadas, mostre que você está correndo atrás de recursos e não está parado esperando apenas pela Igreja.
Que você quer ajudá-lo na nobre missão de evangelizar as crianças
Veja aqui dicas de como o líder pode obter apoio do seu pastor

8- Comunique seus projetos à igreja e aos pais das crianças
Faça uma propaganda dos seus projetos, mostre aos pais e a Igreja com suas palavras e atitudes todo o seu entusiasmo com a programação. Comunique o que você precisa e ore para Deus tocar nos corações deles para que venham contribui
Veja aqui dicas de como o líder infantil deve conquistar os pais do dep. infantil (em construção)

. 9- Envolva a Igreja e os pais das crianças nos seus projetos.
Procure os pais e convide-os a participar de alguma forma, Com doações, na limpeza, as irmãs idosas gostam de ajudar, os adolescentes, os jovens...
Não espere a adesão de todos, mas Deus vai levantar muitas pessoas para te ajudar
Veja como envolver a Igreja no trabalho infantil clicando aqui
Veja como envolver os pais no trabalho infantil clicando aqui

10- Ore e dependa exclusivamente de Deus
A oração nos faz ter contato direto com o Deus da providência, Ele abre portas onde não tem. Envia recursos e nos dá grandes surpresas através dos milagres.
A dependência de Deus não combina com a murmuração e a ansiedade.

Amados é inaceitável ver pessoas desistindo de levar um criança a Deus porque não te dinheiro para fazer isso ou aquilo.
Deus dá as estratégias, a inteligência.
A falta de recursos nos faz ter grandes idéias, como os trabalhos em sucatas por exemplo.
Trabalhar sem recursos não é fácil e é desanimador
 Mas trabalhar com o Deus da providência é maravilhoso e desafiador. Tenho no meu coração muita lembranças   da  providência divina no trabalho infantil.
E foram essas experiências que e fizeram fazer esse blog e escrever tudo que tem nele.
Nada do que escrevo aqui é fruto da minha imaginação ou experiência que copiei de outros.
Eu vivo o Deus da providência no trabalho infantil
 E isso me faz uma mulher de fé. Uma vencedora

Que Deus sempre seja o Deus da Providência em sua vida


Nenhuma permissão é dada para a reprodução de postagens assinadas por mim  em sites, blogs, boletins on-line, através de e-mails, internet ou qualquer outra (em linha) uso.

Porém ficarei muito feliz da utilização das mesmas em sua igreja e departamento

Comentários

Não deixe de comentar , de colocar seu pedido de oração e de ler os comentários , pois neles estou colocando dicas e respodendo algumas dúvidas dos leitores do blog