Nosso lema :

Pr Nelson Duarte e Mss. Andréia M.Duarte.


Quem ganha uma criança para Cristo , salva uma vida inteira Pv.22;6

04/03/2010

Não têm dinheiro para trabalhar com as crianças? O que fazer?


5 - Não têm dinheiro para trabalhar com as crianças? O que fazer?

Andréia Mendonça Duarte. (Missionários da Alegria)
Obs. Não copie nada deste blog antes clicar aqui
O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus. Filipenses 4:19
Como seria bom se pudéssemos trabalhar em nosso departamento, fazer eventos e outras coisas sem precisar de dinheiro. Mas esta não é a realidade.
Basta uma navegadinha na internet e vemos tantas idéias, tantas coisas boas para atrair a atenção de nossas crianças!Tantos recursos para nós e tudo isso só é adquirido com o dinheiro.
Se vamos sair com as crianças, fazer um  passeio , lá vai o dinheiro .E os pirulitos , balas , que não podem faltar  em certas ocasiões ...
Quando trabalhamos em uma igreja onde o poder aquisitivo dos membros é alto e eles ainda são generosos em ofertar é uma maravilha. Mas está não é a realidade da maioria dos líderes e dep. Infantis do nosso país.
A falta de recursos para movimentar um departamento tem trago um grande desânimo naqueles que enfrentam esta situação. O líder tem que arrecadar recursos e a maioria do dinheiro utilizado durante o ano no dep. Infantil sai do bolso dos líderes e professores da EBD.
Como Não desanimar diante desta situação se em muitos casos faltam o centavos para a cartolina ou o dinheiro do lanche?

1-Faça uma agenda.

Ao assumir um dep Infantil ou uma classe de EBD, faça uma agenda de eventos. Inclua nela as datas comemorativas e as programações que você quer fazer durante o ano ou semestre. Assim você poderá organizar o orçamento de cada uma  das atividades agendadas  . Não faça uma agenda muito cheia, mas após fazê-la de  uma revisada em oração e tire tudo o que não for importante .
Faça a mesma coisa em relação à EBD. Geralmente a revista do professor vem com sugestões de atividades e lista de material
Para saber como fazer uma agenda para o dep. Infantil , clik aqui (em construção)

2-Faça uma programação de gastos
Com a agenda pronta você pode ir de programação em programação fazendo a lista de materiais e de gastos. A programação de gastos deve levar em conta  o poder aquisitivo de sua igreja , dos pais das crianças ...Não programe festas  grandiosas , coisas caríssimas mas faça com qualidade pois é para a obra do Senhor . Veja se pode trocar materias mais baratos, por exemplo.
Tendo em vista o que você vai gastar no dia das mães, por exemplo, então converse com sua equipe e com seu pastor e veja como arrecadar o que for necessário
 Veja aqui dicas de como conseguir recursos para o dep. infantil (em construção)


3-Tenha meta
Tenha uma meta de arrecadação para cada evento. Veja o que pode ser doado , como material para bolo , doces e  arrecade doações , mas não deixe para a última hora , então veja o que está faltando e complete com o dinheiro arrecadado .

4- Veja o que é importante e prioritário
Análise se o que está faltando e está te deixando tão desanimada é mesmo indispensável. É prioridade neste momento aquele cartaz? Não comprar a camisa com o tema da festa é motivo suficiente para adiá-la e cancelá-la?
Não ter balões para enfeitar o templo ou não ter lanche para as crianças pode adiar um culto a Deus?
Claro que não. A prioridade é levar a criança ao conhecimento de Deus. Claro que ter essas coisas ajudam, mas não ter essas coisas não prejudica o trabalho a não ser se estivermos dando mais valor a elas do que a nossa missão.

5- Não reclame, não murmure.
Não tem coisa pior do que líderes que  acostumam a reclamar e murmurar, nunca serão vitoriosos em seus projetos. Não lutam por seus objetivos, mas prefere reclamar.
 A murmuração anula a providência de Deus na nossa vida.
 Nossa nem um pacote de balões meu pastor me deu...
O exemplo acima é um tipo de reclamação anuladora de bênçãos.
Saiba mais sobre o Líder infantil e a Murmuração clicando aqui

5- Leve a Deus as suas necessidades
Comece a mostrar pra Deus a suas necessidades para fazer a obra com as crianças. Conte pra Ele seus projetos e diga o que você precisa para realizá-los.

7- Comunique seus projetos ao seu Pastor 
Mostre a ele o benefício espiritual das atividades planejadas, mostre que você está correndo atrás de recursos e não está parado esperando apenas pela Igreja.
Que você quer ajudá-lo na nobre missão de evangelizar as crianças
Veja aqui dicas de como o líder pode obter apoio do seu pastor

8- Comunique seus projetos à igreja e aos pais das crianças
Faça uma propaganda dos seus projetos, mostre aos pais e a Igreja com suas palavras e atitudes todo o seu entusiasmo com a programação. Comunique o que você precisa e ore para Deus tocar nos corações deles para que venham contribui
Veja aqui dicas de como o líder infantil deve conquistar os pais do dep. infantil (em construção)

. 9- Envolva a Igreja e os pais das crianças nos seus projetos.
Procure os pais e convide-os a participar de alguma forma, Com doações, na limpeza, as irmãs idosas gostam de ajudar, os adolescentes, os jovens...
Não espere a adesão de todos, mas Deus vai levantar muitas pessoas para te ajudar
Veja como envolver a Igreja no trabalho infantil clicando aqui
Veja como envolver os pais no trabalho infantil clicando aqui

10- Ore e dependa exclusivamente de Deus
A oração nos faz ter contato direto com o Deus da providência, Ele abre portas onde não tem. Envia recursos e nos dá grandes surpresas através dos milagres.
A dependência de Deus não combina com a murmuração e a ansiedade.

Amados é inaceitável ver pessoas desistindo de levar um criança a Deus porque não te dinheiro para fazer isso ou aquilo.
Deus dá as estratégias, a inteligência.
A falta de recursos nos faz ter grandes idéias, como os trabalhos em sucatas por exemplo.
Trabalhar sem recursos não é fácil e é desanimador
 Mas trabalhar com o Deus da providência é maravilhoso e desafiador. Tenho no meu coração muita lembranças   da  providência divina no trabalho infantil.
E foram essas experiências que e fizeram fazer esse blog e escrever tudo que tem nele.
Nada do que escrevo aqui é fruto da minha imaginação ou experiência que copiei de outros.
Eu vivo o Deus da providência no trabalho infantil
 E isso me faz uma mulher de fé. Uma vencedora

Que Deus sempre seja o Deus da Providência em sua vida


Nenhuma permissão é dada para a reprodução de postagens assinadas por mim  em sites, blogs, boletins on-line, através de e-mails, internet ou qualquer outra (em linha) uso.

Porém ficarei muito feliz da utilização das mesmas em sua igreja e departamento

7 comentários:

  1. OI MINHA IRMÃ!!AMEI O BLOG!!QUE DEUS TE ABENÇÕE!!!

    ResponderExcluir
  2. Que bom tia FATHY
    Louvo a meu Dus quando recebo um comentário assim pois se faço é porque Ele me permite fazer , m ajuda, me orienta e tenho conciência que não é apenas por amor a mim ,mas por amor atodos oslíderes e professores de criança que querem fazer a Obra do Senhor da melhor aneira
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá querida irmã. Não conhecia seu blog, mas como fiquei feliz em poder ver um assunto como este aqui. Pois eu já estava há muito tempo procurando algo parecido. E me esclareceu bastante coisa.
    Obrigada e um grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ligiane
    Louvado seja Deus que tem feito com que este blog seja realmente util.
    Eu espero amada , que você encontre muita coisa que sirva para você e suas crianças aqui .
    Oro a Deus para que o dep que você lidera seja muito abençoado e próspero.
    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  5. QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO O SEU MINISTÉRIO, SEI QUE TUDO ISSO ALEGRA O CORAÇÃO DO SENHOR!!!

    ResponderExcluir
  6. Amei o seu blog!! Sou professora das crianças, tb amo o que faço. Que Deus continue te abençoando nesse seu ministério, sei que isso agrada e muito o coração do Senhor!

    ResponderExcluir
  7. Paz do Senhor irmã Andreia.....
    Toda ahonra, toda gloria seja dada a JESUS, que te inspirou para fazer um blog tão abençoado.Amei suas dicas, moro no sertão da bahia e aqui tudo é mais distante, mais as idéias me deram uam luz....
    A irmã me permitiria copiar algumas dicas que a senhora tem no blog?
    Que Deus te abençoe.
    Irmã Haildes Moura

    ResponderExcluir

Oi faça um comentário ou uma pergunta e depois volte para obter a resposta .Você também pode dar uma sugestão para complementar a postagem .

Comentários

Não deixe de comentar , de colocar seu pedido de oração e de ler os comentários , pois neles estou colocando dicas e respodendo algumas dúvidas dos leitores do blog