Nosso lema :

Pr Nelson Duarte e Mss. Andréia M.Duarte.


Quem ganha uma criança para Cristo , salva uma vida inteira Pv.22;6

04/03/2010

Estudos especiais para a liderança infantil-4


4-Não têm apoio da liderança para trabalhar com as crianças, o que fazer?

Andréia Mendonça Duarte. (Missionários da Alegria)
Obs. Não copie nada deste blog antes clicar aqui

Porque eu, o SENHOR teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo. Isaías 41:

Muitas tem sido as reclamações e lamentações de líderes e professores de crianças sobre a falta de apoio da liderança de sua igreja. Não dá para tapar o sol com a peneira e dizer que não é verdade. Infelizmente não são poucos os pastores que não entendem que seu rebanho é constituído também de pequenas ovelhas.
Na verdade, se um pastor soubesse que cuidando de uma ovelhinha estaria alegrando o coração da ovelha mãe e da ovelha pai e com isso beneficiando seu ministério, faria mais pelas crianças.
Aí ele disse: - Deixem que as crianças venham a mim e não proíbam que elas façam isso, pois o Reino do Céu é das pessoas que são como estas crianças. Mateus 19:14
Meu  objetivo neste artigo, não é ficar detalhando o porquê ou não , da indiferença de certos líderes em relação ao trabalho infantil
Meu objetivo é trazer uma palavra Deus para você que neste momento está enfrentando esta situação.
Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. 1 Pedro 5:8
Conheço líderes infantis que tem pastores e líderes que os apóiam e os ajuda, mas mesmo assim estão com dificuldades   em outras áreas pois satanás conhece as nossas fragilidades e sabe o que pode nos desestabiliza na obra de Deus.
 Mas como agir em uma situação de falta de apoio da liderança da Igreja?

1º-Conheça a chamada que você tem
Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus. Atos 20:24

Conhecer a chamada de Deus em nossa vida é conhecer o dom que Deus nos deus, é ter alvo e isso faz toda a diferença no que diz respeito ao apoio.É cumprir com alegria a carreira proposta  vencendo os obstáculos que vem pelo caminho. Quando tenho certeza do meu dom e chamado, luto por ele. Tenho convicção e por isso não desisto.
Muitos reclamam do apoio dos seus líderes porque não buscam o apoio de Deus, não trabalham para Deus não granjeam seu talento.
Conhecer o dom e o chamado significa saber pra quem está trabalhando realmente. Muitas pessoas agem na Igreja como se o seu Pastor fosse o patrão e ele o empregado,  o salário seriam o reconhecimento e apoio. Se  este salário for pequeno , ai se faz greve  para reivindicar um salário melhor .Isto é falta de conhecer o dono da obra que é Deus .
Quando lemos a sua Palavra vemos que Ele nunca deixa de reconhecer o nosso trabalho, basta lermos as cartas para as Igrejas da Ásia no livro de apocalipse,lá sempre lemos Deus falando :Eu sei as tuas obras .Veja mais sobre chamada e dom para o trabalho infantil clicando aqui

2º-Tenha Comunhão com Deus 
Fiel {é} Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor. 1 Coríntios 1:9
Tenha comunhão com Deus. Se não tivermos o apoio de Deus ,de que vai adiantar o apoio do nosso Pastor? Deus deve ser o primeiro a ser consultado sobre o trabalho ou evento que queremos realizar.
Quando contamos para Deus os nossos projetos, Ele nos mostra se aquele projeto vai ou não ser útil para a Sua obra.
Quantas vezes já fiz prova para saber se um projeto era de Deus ou não. E sabe como? Orava ao Senhor e dizia que se fosse da Sua vontade a realização daquele projeto meu  pastor aprovaria. E muitos não foram aprovados, não reclamei, não murmurei, pois Deus sabe o que é melhor para a Sua obra e o pastor é o Anjo da Igreja.
Este tipo de prova só é possível se tivermos comunhão com Deus
Ter comunhão com Deus significa confiar nele.

3º-Tenha visão espiritual
  Desvenda os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei. Salmos 119:18
Tenha visão da obra que Deus quer que você faça. Planeje , agende .
A visão espiritual faz com que nós não venhamos planejar aqueles eventos que só nos dão dor de cabeça e  trabalho, mas não acrescentam nada na vida das crianças.
Isso acontece muito.
Já passei por esta situação no começo do meu trabalho com criança. A falta de visão espiritual e de orientação de Deus me fez planejar muitas coisas que nem eu apoiaria hoje, imagine o meu pastor.
Quando você for programar uma festa, um passeio ou outra atividade ore a Deus e peça a Ele para te dar visão do que for realmente bom para as suas crianças, além disso, veja as possibilidades, o orçamento, a data, se não tem outra atividade da igreja no mesmo dia...
Só então converse com o seu pastor. Fazendo assim você já levará a ele a solução para alguns problemas  que possam surgir .
O líder de criança já é colocado para liderar estas situações e não criar eventos que trarão muitos problemas ao pastor.
A Visão espiritual vem com o discernimento, e muitos líderes tem em suas equipes pessoas carnais, que inventam coisas carnais para fazer com as crianças e põe fogo na lenha quando o líder não aprova.  Então cabe ao líder ter discernimento para  lidar com esta pessoa A visão espiritual é muito Importante.

4º-Seja obediente
Quem guardar o mandamento não experimentará nenhum mal; e o coração do sábio discernirá o tempo e o modo. Eclesiastes 8:5

A obediência abre portas, a Palavra de Deus nos adverte que devemos obedecer ao nosso pastor. Seja ele quem for . A desobediência traz maldição para a nossa vida.
Muitos líderes infantis batem de frente com o seu pastor, por um amor a obra que foge do que a Bíblia ensina sobre o amor (Paciente, tudo sofre ,tudo espera...)
A Obediência comove o coração de Deus ao nosso favor. E Deus tem poder de comover o coração do nosso pastor a nosso favor também .Mas isso só é possível com a obediência .
Obedecer é ceder aqui para ganhar ali.
Se lermos com detalhes a história de Israel, veremos Deus endurecendo corações de líderes só para ensinar a seu povo sobre a obediência.
Como vemos no versículo acima , quem obedece , tem um coração sábio para discernir o tempo e o modo em que as coisas devem ser feitas
Veja mais sobre Obediência para o trabalho infantil clicando aqui

4º-Saiba falar com o seu líder e a ouvi-lo.

Sabeis isto, meus amados irmãos; mas todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Tiago 1:19

Quem já liderou algum departamento sabe muito bem do que estou falando. Existem pessoas que vivem armadas, ou seja, já vão conversar como o líder preparadas para o atacar. Desarme-se, o trabalho do Senhor não é feito com força e nem violência.
Peça a Deus mansidão e domínio próprio.
Use as palavras adequadas, não vá falar de um projeto com o seu pastor sem antes orar. Mostre o entusiasmo com o trabalho, primeiro deixe o trabalho, o projeto, nascer dentro de você, para depois conversar com o seu pastor sobre ele.  Diga palavras como: Se o senhor autorizar, se o senhor achar conveniente, se o pastor ver que for bom para as crianças... Assim você estará mostrando submição ao seu pastor e  dizendo a ele : Pastor eu estou sob a sua orientação .
Já vi reuniões de líderes infantis com seus pastores virar briga. Pois há da parte de ambos acusações e até ofensas muitas vezes baseada em fofocas.
Convença seu pastor a te apoiar com um a atitude de submissão. Repito, às vezes perdemos aqui para ganhar ali.
Ouça o seu pastor. Para muitas pessoas a palavra, “não “os cega e os torna surdos . Depois do “não” eles não vêem mais nada e não enxergam mais nada . O PASTOR SEMPRE TERÁ UM MOTIVO PARA O “NÃO”. Então pergunte o porque  e escute com o coração aberto .
Não vá falar com seu pastor em um momento de raiva , de alteração ou instigado por uma pessoa carnal  que pode ser até um membro de sua equipe . Espere passar  a raiva ou qualquer sentimento contrário.
Fazendo assim você terá a oportunidade de defender a sua idéia. Mas não insista tanto a ponto de seu pastor permitir assim como o pai permite certas coisas a uma criança birrenta, Deus não irá abençoar o seu projeto se você agir assim. O povo de Israel insistiu tanto que queriam um rei que Deus deu a eles o rei Salomão e vimos o que aconteceu.

5º-Se a resposta for “Não”, mude de projeto, programação.

Se você não conseguir o apoio de seu pastor para um projeto, mude-o. Programe outra coisa , deixe para outra data, faça uma programação diferente ou menor, mas conquiste seu pastor
Pergunte a ele o que poderia mudar para melhorar o projeto, a programação. Faça mudanças . Crie.
Não seja o tipo de pessoa que diz: Se não for do meu jeito então eu não faço nada.
Esta resposta mostra falta de maturidade espiritual.
Já programei coisas que não deu para fazer em um mês, mas deu no outro, Já mudei nome de programação só para o pastor aceitar, já cedi muito e estou disposta aceder mais ainda para ter espaço para trabalhar com as crianças. E isso só me fez bem.

5º-E quando o pastor nunca apóia?

Infelizmente não há como negar que nos dias que estamos vivendo existe o pastor chamado e o chamado pastor.
As pessoas estão fazendo o que a Bíblia diz que fariam: Pastores segundo a sua própria concupiscência. Mas não somos nós que temos que julgar isso .
 Uma coisa eu afirmo. Quando temos um homem de Deus nos pastoreando e seguimos o que foi dito acima, sempre conseguimos dele apoio e atenção.
Às vezes Deus fecha as portas para trabalharmos com as crianças no templo e usa até os pastores para isso. Será que é porque Deus Não quer que façamos a sua obra? Claro que não, talvez ele queira que saiamos no campo, buscando as crianças que a Igreja não alcança ,como as de perto da nossa casa, do prédio...
Então você pode trabalhar com crianças mesmo não sendo líder infantil ou não estar diretamente ligada ao trabalho infantil de sua Igreja. Deus sempre apoiará aquele que faz a sua obra com alegria e temor.
Ter o apoio de Deus é um privilégio que abre portas. Mas para saber se temos esse apoio da parte de Deus temos que obedecer a sua Palavra éter comunhão com Ele. E para obedecer a Palavra de Deus eu tenho que obedecer ao meu pastor que zela por mim para que a minha alma não vá para o inferno
Que o Senhor te abençoe e têm sabedoria do alto para você lidar com esta situação da melhor maneira possível.

Um comentário:

  1. Olá! Querida Irmã! Suas idéias, ensinamentos e conselhos dados nas apostilas são muito bons.
    Que bom que a encontrei! Estou adorando todas as postagens que abri. Vc realmente é abençoada! Um grande abraço e que o nosso bondoso Deus esteja sempre contigo!
    Lídia Pimentel

    ResponderExcluir

Oi faça um comentário ou uma pergunta e depois volte para obter a resposta .Você também pode dar uma sugestão para complementar a postagem .

Comentários

Não deixe de comentar , de colocar seu pedido de oração e de ler os comentários , pois neles estou colocando dicas e respodendo algumas dúvidas dos leitores do blog