Como escrevo no blog

Andréia M.Duarte.

Obs.: Desculpe-me se eu não for muito técnica ou cheia de normas ao escrever aqui, é que com o passar dos anos, descubro cada vez mais que a obra de Deus é simples de fazer, nós é que a complicamos, com tantas regras, liturgias etc..
Não que a Obra de Deus deve ser feita de forma desorganizada, mas quantos desistem principalmente no departamento infantil, porque se acham incapazes.
Muita organização, tabelas, burocracias no trabalho do Senhor atrapalha.Desorganização é algo que não pode haver no trabalho de Deus.
Uma coisa é ser desorganizada, outra é perder tempo com tanta coisa sem necessidade.
Ore e peça ao Senhor para te ajudar a achar o equilíbrio.
Faça tudo conforme as suas forças, sabendo que os que esperam no Senhor sempre as terão renovadas.

09/02/2012

Estudos bíblico para crianças


 Falando de bullying na igreja para as crianças.
                     Andréia M. Duarte
Para o professor 


E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e ás boas obras, Hebreus 10:2

Que situação complicada que estamos vivendo nas escolas, bairros e até na igreja. Antigamente, me lembro bem, havia esta história de chatear dos outros salientando os “defeitos”. Eu por exemplo já fui muito chamada de mis taquara por ser magra de mais e na adolescência passei a ser baleia, cabelo de Bombril e até beata por gostar de ir à igreja. Era constrangedor, mas não fiquei nem um pouco traumatizada por isso.
Acho que todos, algum dia, já passaram por esta situação. O maior problema hoje é que o que acontecia no passado como uma malvada brincadeira tornou-se coisa séria com a ajuda da internet e com a propagação da violência.
O nome mudou, agora é bullying, se tornou mais violento ultrapassou a brincadeira de criança, atingindo a juventude, tornando-se uma arma racista e preconceituosa.
Como ensinar a nossas crianças a não praticar o bullying e como devem se comportar se estiverem sofrendo este tipo de violência?
Trate com muita firmeza este assunto e não se esquive de por em pauta nas suas aulas de Escola Dominical. Não podemos esperar que venha uma matéria especial sobre o bullying para falar sobre ele, mas precisamos abrir brechas nas nossas lições e introduzir este assunto tão relevante e necessário.
A palavra de Deus nos mostra que nos tempos bíblicos já existia esta forma de violência. Pessoas eram desprezadas por terem defeitos físicos ou por sua classe social. Além disso, vemos o caso de José que era chamado de sonhador com tom de deboche pelos seus irmãos.
Sabemos que existem fatores que desencadeiam este tipo de violência. No caso de José foi o ciúme de seus irmãos causado por demonstrações excessivas de amor de seu pai para com José..Nós precisamos tocar neste assunto, saber mais o porquê de tanta violência e falar para as nossas crianças como elas poderão se livrar ou não de fazer parte das mesmas. Nós estamos lidando com crianças que ficam a maior parte da semana nas escolas onde infelizmente o bullying faz parte da rotina diária delas.
Fale sobre o amor de Deus, o amor ao próximo. Não importa o tamanho das crianças, fale de acordo com sua faixa etária, mas não deixe de falar.
Outro dia no culto que faço com as crianças de três e a cinco anos na minha igreja , uma menininha xingou a outra , ai uma  outra menina de  cinco anos virou para a que xingou e explicou para ela que não se deve falar aquilo porque é bullying , e perguntou se a coleguinha sabia o que era bullying , Como a colega disse que não sabia  a menininha de cinco anos explicou com maestria  o que era bullying com as palavrinhas dela .
Eu fiquei maravilhada com a instrução daquela criança e também triste por ter que ensinar para as nossas crianças ainda tão pequenas, como se defender e como não praticar ou ser vítimas o bullying.
Que Deus te ajude a ter as palavras certas para falar sobre este tema com seus alunos
                                                                                     
Para a criança
Abaixo uma estória que pode te ajudar a falar sobre bullying.
Você já ouviu falar sobre bullying? Pois é, essa palavra é meio esquisita não é verdade? Todas as vezes que ouvirmos esta palavra devemos pensar no que ela representa, agressão .
Praticar bullying é a agredir uma pessoa porque ela é ou tem alguma coisa que não gostamos ou que achamos engraçado. A agressão pode ser feita   batendo na pessoa , falando palavras  que a entristece muito , rindo dela  e tantas outras maneiras.
Posso ser uma criança branquinha e rir de uma criança negra só porque ela tem uma cor diferente da minha. Isso pode acontecer também com uma criança negra que ri de uma branca, chamando-a de branquela e a outra a chamando de negrinho etc. O que é uma bobagem, pois todos são iguais diante de Deus.
A Bíblia conta uma história de racismo, que é quando alguém age de forma ruim com uma pessoa só porque ela não é da mesma cor, não é da mesma religião ou é mais rica ou pobre que a outras.
Conta à história que Moisés, aquele que abriu o mar vermelho casou-se com uma mulher cusita. Que nome esquisito ? Cusita era pessoas que viviam em uma região onde todos eram negros. Moisés estava muito feliz com sua esposa mas Arão e Miriam que eram irmãos de Moisés não gostaram nada de Moisés ter casado com uma mulher que tinha uma cor diferente .Eles nem procuraram conhecer a mulher de Moisés , ela era uma ótima pessoas , senão Moisés que era tão bondoso e amigo de Deus não a teria escolhido  como esposa .Moisés não era preconceituoso e  via a todos como Deus criou , Iguais . Os irmãos de Moisés ficaram falando mal dele por todo o arraial e foram também reclamar com Moisés.
Deus quando viu aquilo, claro ficou com muita raiva  de Arão e Miriam pois se Deus nos criou lindos , com cores lindas , mas todos iguais , como pode alguém desprezar o outro só por causa da cor ? Então Deus permitiu que Arão e Miriam ficassem leprosos. A lepra era uma doença horrível, ninguém podia chegar perto de uma pessoa doente de lepra, as pessoas com lepra tinham que ficar fora da cidade até se curarem ou morrerem. Ninguém   tocava em uma pessoa leprosa .
Arão e Miriam tiveram então a experiência de como é ser desprezados pelos outros, de como é triste alguém olhar pra nós achando que é melhor só porque nasceu de uma cor diferente. E quem disse  que ser branco , negro , mulato , amarelo é   mais importante ? Grande bobagem.
O Bullying pode aparecer também na vida da criança que gosta de rir de algum “defeito” que a pessoa tem. Conheço crianças que não enxergam direito e usam óculos , e são chamadas de quatro olhos ,Crianças que não tem um membro do corpo como as pernas ou braços e são também criticadas , como se  isso fosse porque elas quiseram .E mesmo se quisesse.
Já deve ser tão ruim viver com uma limitação, não podendo fazer tudo que uma criança com o corpo inteiro pode fazer, imagine ser agredido por isso.
A Bíblia conta sobre outra história em que um grupo de crianças começou a gritar com um homem só porque ele era careca. Foi o profeta Elizeu. Elizeu estava subindo uma colina e um grupo de crianças começou a chegá-lo: Sobe careca, sobe careca!Eles estavam zombando de Elizeu. Deus vendo o coração maldoso daqueles meninos  Deixou que uma ursa aparecesse e os comece. Deles
Claro que hoje se ficarmos rindo de alguém Não vai aparecer uma ursa para nos comer, mas vamos ficar marcados pelos que nos ouve como pessoas más que não tem amor no coração.
É muito triste isso, pois esse tipo de atitude fará com que não tenhamos bons amigos, crianças que age assim só conseguem ter amizade com crianças que tem as mesmas atitudes.
Talvez você não seja uma criança que pratica bullying, mas está andando com colegas que fazem esse tipo de coisa, e ficam te incentivando a fazer também. A Bíblia diz que a má companhia nos faz esquecer os bons costumes, sabe por que, nós acabamos por medo de perder amizade, ou por medo desses falsos amigos também começarem a rir de nós, acabamos nos tornando iguais a ele. Se você está andando com esses tipos de “amigos” , fuja deles , saia de fininho e procure amizades verdadeiras que pode ser justamente a criança que você está rindo dela .
Uma criança que é maltratada, precisa muito de amigos sinceros. Que tal você se tornar amigo de uma criança assim
Deus vai ficar muito felizes você também. Experimente e seja feliz com suas novas amizade .
Professor , Clique aqui e veja uma história moral sobre bullyng 
Professor , Clique aqui e veja uma história moral sobre bullying.
Nenhuma permissão é dada para a reprodução de postagens assinadas por mim  em sites, blogs, boletins on-line, através de e-mails, internet ou qualquer outra (em linha) uso.
Porém ficarei muito feliz da utilização das mesmas em sua igreja e departamento




Comentários

Não deixe de comentar , de colocar seu pedido de oração e de ler os comentários , pois neles estou colocando dicas e respodendo algumas dúvidas dos leitores do blog