Como escrevo no blog

Andréia M.Duarte.

Obs.: Desculpe-me se eu não for muito técnica ou cheia de normas ao escrever aqui, é que com o passar dos anos, descubro cada vez mais que a obra de Deus é simples de fazer, nós é que a complicamos, com tantas regras, liturgias etc..
Não que a Obra de Deus deve ser feita de forma desorganizada, mas quantos desistem principalmente no departamento infantil, porque se acham incapazes.
Muita organização, tabelas, burocracias no trabalho do Senhor atrapalha.Desorganização é algo que não pode haver no trabalho de Deus.
Uma coisa é ser desorganizada, outra é perder tempo com tanta coisa sem necessidade.
Ore e peça ao Senhor para te ajudar a achar o equilíbrio.
Faça tudo conforme as suas forças, sabendo que os que esperam no Senhor sempre as terão renovadas.

30/03/2010

O líder Infantil de congregação e sua agenda


O líder Infantil de congregação e sua agenda

Obs:Não copie nada deste blog antes de clicar aqui

Andréia M. Duarte

Como falamos no artigo anterior (Clik aqui ) é indispensável o uso de uma agenda quando se quer ter u trabalho organizado , dinâmico e criativo.
 Você que é líder de uma congregação ou de igrejas independentes ( Que não tem uma sede  na cidade ) Também precisa de uma agenda .
No caso de ser uma congregação filial de uma sede ( Como se usa nas Assembléias e Deus por exemplo) o líder precisa levar em conta a programação geral quando for fazer  uma agenda , caso a coordenação geral não utiliza uma agenda anual  , você pode correr o risco de  ver uma programação do campo coincidir com uma data que você marcou em sua agenda pára fazer  uma programação em sua igreja .Não desista da agenda por causa disso . Converse com seu coordenador geral e indique este blog a ele  para que aprenda ou entenda os benefícios de uma agenda .


Um Líder de departamento precisa de uma agenda para o campo. A agenda de programações fará toda a diferença na sua administração. Com ela você estará mostrando que tem liderança e o quanto se importa com os outros líderes, que tem propósito e estará dando um bom exemplo.

Algumas considerações antes de fazer uma agenda de campo.

      Conheça a congregação que vai ou já trabalha.
Isso quer dizer, que você precisa saber das facilidades e dificuldades de sua congregação.Não adianta programar festas , eventos gigantescos se sua igreja for pequena e  as pessoas forem de poder aquisitivo pequeno . Isso só vai te trazer frustração. Mas há também a situação da igreja ser grande e prospera e o líder infantil fazer programações pequenas sendo que pode investir mais.


Sugestões de o que se colocar em uma agenda

-Dias comemorativos (Dia dos pais, mães...). Não coloque dias sem significado como o dia do espanador, por exemplo, e concentre nas datas mais comemoradas(Saiba mais sobre isso clicando aqui).
-Aniversário do Pastor e pastora-Sim não se esqueça disso e incentive os líderes de departamento infantil a comemorar o aniversário do casal pastoral que Deus colocou em sua congregação (Saiba mais sobre isso clicando aqui)
- Festa ou congresso anual-Ai vai da forma como você trabalha, tem campo que se faz congresso anual, outros de dois em dois anos, outros não fazem. Mas se sua igreja fizer já coloque a data correta. (Saiba mais sobre isso clicando aqui)
-Reuniões - Coloque duas ou três reuniões por ano não é necessário mais que isso, você pode fazer reuniões por áreas se o campo for de muitas congregações(Saiba mais sobre isso clicando aqui).
-Cursos e treinamento-Faça pelo menos dois períodos de treinamento por ano que pode ser cursos ou oficinas. É seu dever proporcionar isso aos seus liderados(Saiba mais sobre isso clicando aqui).
- Confraternização - Faça uma no início do ano que pode ser no dia em que você for entregar a agenda e outra no final do ano.(Saiba mais sobre isso clicando aqui)



Analisando sua agenda

Não pense que é fácil fazer uma agenda  e nem que ela ficará pronta em dez minutos.
Faça um rascunho de sua agenda, de tudo que você gostaria de colocar nela.
Dobre seus joelhos e ore ao Senhor, peça a Ele que abra a sua visão para que você tire da agenda tudo o que não for necessário e útil para as congregações e o departamento.
 Então comece a analisar a sua agenda.
O que você, pois nela edifica , ajuda , constrói , une, é útil?
 Faça uma primeira avaliação

Risque tudo o que não vai fazer falta se o departamento não fizer.
Tudo o que for ficar pesado financeiramente ou que for fora da realidade . Claro que é preciso fazer sacrifícios para alcançar objetivos, mas cuidado. Será que a programação valerá o sacrifício?
Risque tudo que não é edificante que não é útil.
Edificante, útil é aquilo que constrói ou deixa coisas boas para o departamento.
Muitos líderes frustrados porque marcaram programações que não edificam ninguém e por não terem tido a adesão necessária se sentem rejeitados.

Risque tudo que não pode ajudar.
Existem programações que só atrapalham ,dias inoportunos como reunião de departamento no dia das mães por exemplo. Programações que atrapalham a rotina da igreja como Escola dominical, programações que deixam o Pastor envergonhado ou tendo que se explicar para igreja.
Programações que trazem uma murmuração excessiva.
Muitas vezes o tiro sai pela culatra, programamos algo achando que vai bombar e na realidade será uma bomba para nos destruir

Risque tudo que possa trazer desunião.
Todo cuidado é pouco quando se fala de campo. Satanás luta incessantemente para trazer a desunião a igreja e a sua equipe . Não seja o pivô de uma discórdia. Tenha cuidado com programações que gerem disputa ou concorrência. Tenha cuidado com programações mal planejadas. Que dependam de um sacrifício muito grande .

Pense análise:
Pense outros departamentos também tem suas agendas
Cuidado para não encher sua agenda de compromissos como se na igreja só existisse o dep. Infantil. Faça em horário oportuno, aproveite, por exemplo, o dia de ensaio das irmãs para fazer o ensaio das crianças.
Muitas mães não participam dos ensaios desenho pra por não ter com quem deixar os filhos e podem trazer para o ensaio. O ideal é ter um diálogo entre os coordenadores de outros departamentos, Todos entregarem sua agenda no início do ano ao secretário e sobre a orientação pastoral reorganizar cada agenda para que um trabalho não prejudique o outro.
Mas se não acontece isso em sua igreja, faça o possível para se organizar de maneira a não ser prejudicado ou levar prejuízo a outro departamento.

Pense no local dos eventos
Será que o local dos eventos de sua agenda é um local de fácil acesso para as crianças, o barulho característico delas não vaiatrapalhar o culto , a programação dos adultos .Vooce pode estar pensando que estou dando preferência a outros departamentos com o meu comentário , mas não . Deveos prever os problema não para desanimarmos da programações mas para acharmos alternativas .  
O ideal é que estes eventos e reuniões sejam feitos sempre em um local que seja acessível à maioria e principalmente aos que tem mais dificuldade.

Pense no horário dos eventos
      A que hora será iniciada a reunião ou a festividade e a que hora será o término da mesma?Muito cuidado. Tenha sensibilidade com as pessoas que moram longe , com reuniões em horários  de almoço como depois da Escola Dominical , pois a maioria das mães são  donas de casa . Reuniões depois de culto que levam uma hora, muitos tem esposos descrentes ou moram longe.
Evento infantil tem que levar em conta o horário, já fui à festa infantil que acabou onze horas da noite com igrejas visitantes, grupos infantis que depois tiveram que entrar em um carro e ir para bairros longes, que o líder teve que entregar um a um em suas casas e ouvir reclamação de pais, do dono da condução e do esposo em casa.
A falta desse cuidado tem levado festas infantis em certas igrejas ficarem vazias.

Pense em você.
Não encha a sua agenda de compromissos a ponto de te sufocar, não ter tempo para descansar, e adoecer. Isso já aconteceu comigo e foi horrível.
Até Deus descansou. Se esforce para que  você tenha tempo para você e sua família e pense nisso em relação as outras líderes também .



Minha agenda está pronta, e agora?
Agora  apresente-a ao pastor, talvez ele não tenha o costume de ver uma agenda assim, mas você pode ser a primeira pessoa a levar-lhe uma agenda anual
 Converse primeiro com ele. Fale com humildade de como você gostaria de fazer o trabalho, que sentiu a necessidade de fazer uma agenda pra o departamento infantil  para que seu trabalho tivesse um melhor aproveitamento. Mostre a ele que você trouxe a agenda para que ele a observasse e  desse as suas considerações a respeito .Que Ele visse o que  é realmente útil para o campo e que possa trazer  benefícios para o mesmo . Que você não passou a agenda pára ninguém sem antes mostrar a ele, pois você crê que tudo só será abençoado por Deus se tiver também a benção e a aprovação do pastor.
E ore a Deus para que ele te compreenda e aprove só o que for útil.
Se o pastor quiser mudar alguma coisa na agenda deixe com ele uma cópia e marque um dia para que ele faça as mudanças necessárias explicando-lhe a sua disposição para explicar lhe algum trabalho ou qualquer coisa que ele não tenha entendido.
Aceite as considerações do pastor. Você pode até argumentar desde seu tom de voz e argumentos não seja interpretado como uma desobediência e teimosia .
 Muitos programas e eventos que idealizei não foram aprovados por pastores que me dirigiram, mas nunca sai da sala de um pastor simplesmente com um não.
Pois sempre perguntei: Então como devo
fazer? De eu forma o senhor acha melhor? Como devo melhorar este projeto? Realmente esta não é uma boa idéia ou um bom momento para isso. É eu não havia pensado nesta possibilidade.
 LÍDER INFANTIL PRECISA TER DIÁLOGO COM O SEU PASTOR. Você é o elo entre os departamentos infantis e o pastor presidente .




Apresentando a agenda para a sua equipe (Caso coordene uma congregação) ou  para  lideres infantis das congregações


A forma que um líder apresenta uma agenda a seus liderados fará toda a diferença na aceitação e cumprimento da mesma.

Então;
1- Ore ao Senhor para que Ele te oriente a maneia correta e as palavra para você  falar aos seus liderados
2-Faça um reunião alegre, festiva, se possível com algum coquetel ou  lanche .
Faça uma faixa de boa vinda, com frases de incentivo.
4-Faça a agenda uma agenda divertida, colorida, (aqui você pode ver algumas sugestões )
5-Análise cada ponto da agenda, pense na forma mais alegre e confiante e falar .Creia que vai dar certo .Você tem estar seguro de seus projetos para passar segurança para quem vai t ajudar a cumprir a agenda .
6- Análise possíveis dificuldades que uma congregação ou sua equipe pode ter que enfrentar para cumprir algum compromisso da agenda e fale a respeito dando sugestões de solução caso ocorra.
6-seja otimista, mas realista, seja um líder de fé.
7- Apresente cada programação, casa ponto explicando-o com calma, dando a oportunidade para algumas indagações
 OBS: Cuidado com pessoas que tudo colocam defeitos, que dizem que não vai dar certo.Se você seguiu todos os passos dos artigos anteriores , se sua agenda já foi aprovada por seu pastor , se você pediu primeiro a orientação de Deus e foi sensível a sua voz ,não há motivo Para mudar sua agenda . Nesta reunião você está apresentando a agenda e não a discutindo.
8-Após a apresentação da agenda faça uma oração pedindo a Deus que ajude a todos a cumpri-la tirando os empecilho e impedimento, abrindo as porta.

Obs. Se você  gostou deste artigo deixe um comentário

Nenhuma permissão é dada para a reprodução de postagens assinadas por mim  em sites, blogs, boletins on-line, através de e-mails, internet ou qualquer outra (em linha) uso.
Porém ficarei muito feliz da utilização das mesmas em sua igreja e departamento

Comentários

Não deixe de comentar , de colocar seu pedido de oração e de ler os comentários , pois neles estou colocando dicas e respodendo algumas dúvidas dos leitores do blog