Nosso lema :

Pr Nelson Duarte e Mss. Andréia M.Duarte.


Quem ganha uma criança para Cristo , salva uma vida inteira Pv.22;6

30/03/2010

O líder Infantil de um campo e sua agenda




O líder Infantil de um campo e sua agenda

Obs:Não copie nada deste blog antes de clicar aqui

Andréia M. Duarte
Ser lidere de departamento infantil de um campo com várias congregações não é tarefa fácil. Exige muita disciplina e organização.
Fui durante alguns anos líder de campo e aprendi muito com meus erros.
E confesso que muitos deles pela falta de experiência e organização. Porém tirei lição maravilhosa que vou passar pra você. Tudo que escrevo aqui neste blog provem de experiências minhas.

Um Líder de departamento precisa de uma agenda para o campo. A agenda de programações fará toda a diferença na sua administração. Com ela você estará mostrando que tem liderança e o quanto se importa com os outros líderes, que tem propósito e estará dando um bom exemplo.

Algumas considerações antes de fazer uma agenda de campo.

1-     Conheça o campo que vai ou já trabalha.
Isso quer dizer, que você precisa saber das facilidades e dificuldades de cada congregação e líder, seja dez ou duzentas congregações. Quando o campo é pequeno esta tarefa se torna fácil, mas quanto maior é o campo mais complicado pode ficar. Mas não desista , você é o líder do dep .Infantil e esta é uma das suas atribuições .Como não conhecer os próprios liderados .
 Não se dá para fazer uma agenda para o campo sem conhecê-lo.
Você pode conhecer o campo visitando os líderes de dep. Infantil, fazendo reuniões e onde as principais dificuldades são debatidas.
Pedindo para cada líder escrever uma carta, relatório onde se exponha as dificuldades e facilidades do departamento. Enviar um questionário para ser respondido. (clik aqui e veja um modelo)
De posse destas informações você poderá programar uma agenda que atenda as necessidades do campo.

Sugestões de o que se colocar em uma agenda de campo

-Dias comemorativos (Dia dos pais, mães...). Não coloque dias sem significado como o dia do espanador, por exemplo, e concentre nas datas mais comemoradas. (Datas comemorativas, clik aqui)
-Aniversário do Pastor e Pastora-Sim, não se esqueça disso e incentive os líderes de departamento infantil a comemorar o aniversário do casal pastoral que Deus colocou em sua congregação (Saiba mais sobre isso clicando aqui)
- Festa ou congresso anual-Ai vai da forma como você trabalha, tem campo que se faz congresso anual, outros de dois em dois anos, outros não fazem. Mas se sua igreja fizer já coloque a data correta. (Saiba mais sobre isso clicando aqui)
-Reuniões - Coloque duas ou três reuniões por ano não é necessário mais que isso, você pode fazer reuniões por áreas se o campo for de muitas congregações.  (Saiba mais sobre isso clicando aqui).
-Cursos e treinamento-Faça pelo menos dois períodos de treinamento por ano que pode ser cursos ou oficinas. É seu dever proporcionar isso aos seus liderados.(Saiba mais sobre isso clicando aqui).
- Confraternização - Faça uma no início do ano que pode ser no dia em que você for entregar a agenda e outra no final do ano(Saiba mais sobre isso clicando aqui).


Analisando sua agenda

Não pense que é Fácil fazer uma agenda de campo e nem que ela ficará pronta em dez minutos.
Faça um rascunho de sua agenda, de tudo que você gostaria de colocar nela.
Dobre seus joelhos e ore ao Senhor, peça a Ele que abra a sua visão para que você tire da agenda tudo o que não for necessário e útil para as congregações e o departamento.
 Então comece a analisar a sua agenda.
O que você, pois nela edifica , ajuda , constrói , une, é útil?
 Faça uma primeira avaliação

Risque tudo o que não vai fazer falta se os departamentos não fizerem.
Tudo o que for ficar pesado financeiramente para as congregações (Tenha como base a congregação que tem menor poder aquisitivo. Claro que é preciso fazer sacrifícios para alcançar objetivos, mas cuidado. Será que a programação valerá o sacrifício?
Risque tudo que não é edificante que não é útil.
Edificante, útil é aquilo que constrói ou deixa coisas boas para o departamento.
Muitos líderes frustrados porque marcaram programações que não edificam ninguém e por não terem tido a adesão necessária se sentem rejeitados.
A programação não pode ser útil apenas pra você, mas tem que ser para o campo todo.
Risque tudo que não pode ajudar.
Existem programações que só atrapalham dias inoportunos como reunião de departamento no dia das mães por exemplo. Programações que atrapalham a rotina da igreja como Escola dominical , programações que deixam o Pastor envergonhado ou tendo que se explicar para igreja .
Programações que trazem uma murmuração excessiva.
Muitas vezes o tiro sai pela culatra, programamos algo achando que vai bombar e na realidade será uma bomba para nos destruir

Risque tudo que possa trazer desunião.
Todo cuidado é pouco quando se fala de campo. Satanás luta incessantemente para trazer a desunião em um campo. Não seja o pivô de uma discórdia. Tenha cuidado com programações que gerem disputa ou concorrência . Tenha cuidado com programações mal planejadas. Que dependam de um sacrifício muito grande de congregações.

Pense Análise:
Pense as congregações também tem suas agendas
Cada congregação e dep. Infantil que você coordena no campo tem programações próprias. Então pense nisto antes de  encher a agenda com programações e reuniões que sufocarão a agenda dos departamentos .

Pense no local dos eventos
Será que o local dos eventos de sua agenda é um local de fácil acesso para a congregação mais longe, é um local onde o transporte vai ser acessível para a congregação de menor poder aquisitivo?Vai comportar a todos?Não vai trazer perigo as crianças?
Muitas reuniões e eventos ficam vazios pela distancia e a dificuldade de transporte,
Pelo dinheiro que se vai gastar para chegar ao local
O ideal é que estes eventos e reuniões sejam feitos sempre em um local que seja acessível à maioria e principalmente aos que tem mais dificuldade.

Pense no horário dos eventos
      A que hora será iniciada a reunião ou a festividade e a que hora será o término da mesma?Muito cuidado. Tenha sensibilidade com as pessoas que moram longe , com reuniões em horários  de almoço como depois da Escola Dominical , pois a maioria das nossas líderes são mulheres donas de casa . Reuniões depois de culto que levam uma hora, muitos tem esposos descrentes ou moram longe.
Evento infantil tem que levar em conta o horário, já fui à festa infantil que acabou onze horas da noite com igrejas visitantes, grupos infantis que depois tiveram que entrar em um carro e ir para bairros longes, que o líder teve que entregar um a um em suas casas e ouvir reclamação de pais, do dono da condução e do esposo em casa.
A falta desse cuidado tem levado festas infantis em certas igrejas ficarem vazias.

Pense em você.
Não encha a sua agenda de compromissos a ponto de te sufocar, não ter tempo para descansar, e adoecer. Isso já aconteceu comigo e foi horrível.
Até Deus descansou. Se esforce para que  você tenha tempo para você e sua família e pense nisso em relação as outras líderes também .


Minha agenda está pronta, e agora?
Agora  apresente-a  ao pastor, talvez ele não tenha o costume de ver uma agenda assim, mas você pode ser a primeira pessoa a levar-lhe uma agenda anual
 Converse primeiro com ele. Fale com humildade de como você gostaria de fazer o trabalho, que sentiu a necessidade de fazer uma agenda pra o campo para que seu trabalho tivesse um melhor aproveitamento e com isso você estará incentivando os líderes infantis do campo a fazer o mesmo. Mostre a ele que você trouxe a agenda para que ele a observasse e  desse as suas considerações a respeito .Que Ele visse o que  é realmente útil para o campo e que possa trazer  benefícios para o mesmo . Que você não passou a agenda pára ninguém sem antes mostrar a ele, pois você crê que tudo só será abençoado por Deus se tiver também a benção e a aprovação do pastor.
E ore a Deus para que ele te compreenda e aprove só o que for útil.
Se no seu campo nunca trabalharam co agenda, pergunte ao pastor se você pode distribuir uma cópia para os pastores do campo.
Se o pastor quiser mudar alguma coisa na agenda deixe com ele uma cópia e marque um dia para que ele faça as mudanças necessárias explicando-lhe a sua disposição para explicar lhe algum trabalho ou qualquer coisa que ele não tenha entendido.
Aceite as considerações do pastor. Você pode até argumentar desde seu tom de voz e argumentos não seja interpretado como uma desobediência e teimosia .
 Muitos programas e eventos que idealizei não foram aprovados por pastores que me dirigiram, mas nunca sai da sala de um pastor simplesmente com um não.
Pois sempre perguntei: Então como devo
fazer? De eu forma o senhor acha melhor? Como devo melhorar este projeto? Realmente esta não é uma boa idéia ou um bom momento para isso. É eu não havia pensado nesta possibilidade.
 LÍDER INFANTIL PRECISA TER DIÁLOGO COM O SEU PASTOR.
Você é o elo entre os departamentos infantis e o pastor presidente .




Apresentando a agenda para a sua equipe (Caso coordene uma congregação) ou  para  lideres infantis das congregações


A forma que um líder apresenta uma agenda a seus liderados fará toda a diferença na aceitação e cumprimento da mesma.

Então;
1- Ore ao Senhor para que Ele te oriente a maneia correta e as palavra para você  falar aos seus liderados
2-Faça um reunião alegre, festiva, se possível com algum coquetel ou  lanche .
Faça uma faixa de boa vinda, com frases de incentivo.
4-Faça a agenda uma agenda divertida, colorida, (aqui você pode ver algumas sugestões )
5-Análise cada ponto da agenda, pense na forma mais alegre e confiante e falar .Creia que vai dar certo .Você tem estar seguro de seus projetos para passar segurança para quem vai t ajudar a cumprir a agenda .
6- Análise possíveis dificuldades que uma congregação ou sua equipe pode ter que enfrentar para cumprir algum compromisso da agenda e fale a respeito dando sugestões de solução caso ocorra.
6-seja otimista, mas realista, seja um líder de fé.
7- Apresente cada programação, casa ponto explicando-o com calma, dando a oportunidade para algumas indagações
 OBS: Cuidado com pessoas que tudo colocam defeitos, que dizem que não vai dar certo.Se você seguiu todos os passos dos artigos anteriores , se sua agenda já foi aprovada por seu pastor , se você pediu primeiro a orientação de Deus e foi sensível a sua voz ,não há motivo Para mudar sua agenda . Nesta reunião você está apresentando a agenda e não a discutindo.
8-Após a apresentação da agenda faça uma oração pedindo a Deus que ajude a todos a cumpri-la tirando os empecilho e impedimento, abrindo as porta.

Apresentando a agenda para a sua equipe (Caso coordene uma congregação)ou  para  lideres infantis das congregações . Clik aqui 


Obs. Se você  gostou deste artigo deixe um comentário

Nenhuma permissão é dada para a reprodução de postagens assinadas por mim  em sites, blogs, boletins on-line, através de e-mails, internet ou qualquer outra (em linha) uso.
Porém ficarei muito feliz da utilização das mesmas em sua igreja e departamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi faça um comentário ou uma pergunta e depois volte para obter a resposta .Você também pode dar uma sugestão para complementar a postagem .

Comentários

Não deixe de comentar , de colocar seu pedido de oração e de ler os comentários , pois neles estou colocando dicas e respodendo algumas dúvidas dos leitores do blog